Língua

Língua é o órgão do corpo com um papel destacado no paladar e na fala. O que se designa por paladar refere-se a reações das papilas gustativas em adição ao aroma percebido pelo olfacto. A língua também

Língua vista de frente

tem um papel fundamental na fala pois é a sua articulação, em harmonia com os lábios, dentes e lábios que produz a articulação das palavras pelo ar que vem da garganta. No caso dos humanos, ela fica localizada no ventre da boca. Ela é formada essencialmente por músculo esquelético, e nos humanos encontra-se ligada à cartilagem hioide, à mandíbula e aos processos estiloides do osso temporal. Os músculos com que a língua estão ligados ao crânio e são denominados músculos extrínsecos, ao passo que os que formam a própria língua são os músculos intrínsecos, que são os responsáveis pelo movimento e alterações da forma da língua (ou glosso) durante a mastigação e deglutição.

Podemos dividir a parte dorsal da língua em duas partes: uma porção oral, que está dentro da cavidade oral e uma porção faríngea que está no terço posterior da língua. O lado dorsal, que é a parte que se vê, é revestida por papilas gustativas e é onde a mesma tem uma aparência rosada e macia. Existem quatro tipos de papilas gustativas. Chamam-se a essas papilas de: filiformes, fungiformes, circunvaladas e foliadas.

Papilas Filiformes

– Têm forma filiar e estão localizadas na superfície dorsal da língua. Estas papilas possuem células queratinizadas, além de poucos botões gustativos, o que dificulta a percepção de sabores.

Freio Língual destacado

Papilas Fungiformes

– Recebem o nome de fungiforme porque têm a forma de fungos, em especial numa observação histológica lembram cogumelos. Existem entre as papilas filiformes.

Papilas Foliáceas

– Recebem este nome visto que têm o formato de folhas. Estão localizadas nas bordas da língua.

Papilas circunvaladas

– Recebem este nome porque a sua forma é parecida à de um vale. Estão presentes no terço posterior da língua e com a idade podem atrofiar.

A língua é irrigada pelo nervo lingual e é drenado pelas veias linguais. Na parte de baixo da língua não existem papilas linguais. Desse modo, ela é revestida com uma membrana mucosa macia alojada ao centro, chamado de frénulo lingual. A parte mais acima da língua posterior (parte faringeal) não possui papilas gustativas visíveis, mas é áspera devido à presença de folículos linfáticos. Estes folículos são conhecidos como “tonsilas linguais”. Regra geral, as partes relacionadas a língua são designados de Lingual (em vista da ascendência latina da palavra) ou de glossal (em vista da ascendência grega da língua).

Imediatamente abaixo das papilas caliciformes existem glândulas que são ricas em produzir uma secreção muito fluída. Esta é segregada para o valum da língua. Então o alimento é dissolvido no valum, e ao tocar nas papilas essas glândulas lançam a secreção. Se não fosse essa “limpeza”, o alimento encheria o valum e o sabor seria sempre o mesmo, deste modo o sabor do alimento seguinte pode ser notado. Estas glândulas são designadas por Glândulas de Van Ebner (também permite a grafia Won Ebner). Os túbulos dessa glândula desembocam no valum. A parede da papila tem botões gustativos. As glândulas jogam secreção no valum e é o valum que lança o líquido para fora. O alimento entra, suja o valum , entra em contato com as papilas, e de novo é lançado para fora.

Em cada um dos botões gustativos há um poro. Então, o alimento entra em contato com microvilos das células especiais do botão gustativo, e esses captam o sabor. Essas células têm axónios e terminam em microvilos. Cada botão gustativo relaciona-se com um tipo de sabor. Os sabores que existem são os ácidos e doces. Os sabores básicos são reunidos e transformados num sabor global. A porção ventral da língua não tem um conjuntivo tão denso.

 

3841 Visualizações 1 Total
3841 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.