Hepatite

Conceito de Hepatite: A Hepatite designa uma inflamação do fígado, qualquer que seja a sua origem. Na maioria dos casos, a hepatite resulta da acção de vírus…

Conceito de Hepatite

A Hepatite designa uma inflamação do fígado, qualquer que seja a sua origem. Na maioria dos casos, a hepatite resulta da acção de vírus, nomeadamente de um dos cinco vírus da hepatite: A, B, C, D, E e G. Além destes, a hepatite pode resultar também de outras infecções virais, entre os quais a mononucleose infecciosa, febre amarela e infecção por citomegalovírus. A hepatite pode ser também não viral e resultar de excesso de álcool, certos medicamentos e alguns distúrbios metabólicos, hepatites auto-imunes.

A hepatite pode ser aguda (duração inferior a seis meses) ou crónica. A maior parte das hepatites são agudas, contudo, algumas podem evoluir para hepatites crónicas e, em alguns casos (hepatite crónica activa) originar danos hepáticos mais graves como a cirrose hepática ou até mesmo o cancro no fígado.

Os vírus da hepatite podem ser transmitidos pela água e por alimentos contaminados (hepatites A e E), pelo contacto com sangue contaminado (hepatites B, C, D e G) e por via sexual (hepatites B e D). As hepatites A e E não se tornam crónicas, enquanto as hepatites B, C, D e G podem passar a crónicas, sendo tal muito frequente no caso da hepatite C.

1163 Visualizações 1 Total
1163 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.