Fisioterapia

Conceito de Fisioterapia

Um fisioterapeuta atua em diversas áreas de modo a prevenir e a melhorar a condição de saúde dos indivíduos. Este realiza uma avaliação específica a cada utente e, a partir das informações recolhidas prepara um programa de intervenção especializado. Caso seja necessário uma avaliação médica, este dará essa indicação para a prescrição de medicação ou de exames clínicos, e depois volta ao gabinete de fisioterapia para realizar um plano inicialmente traçado. Há muitas áreas de intervenção e diversas técnicas para atingir os objetivos de recuperação do utente. Cada vez mais há novas técnicas e, novos estudos científicos para comprovar a eficácia das mesmas, de forma a garantir bons resultados. São técnicas manuais ou técnicas com ajudas mecânicas. As áreas de intervenção são as seguintes: musculoesquelética (exemplo: tendinite, prótese de joelho, rutura muscular), neurologia (exemplo: Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Crânio Encefálico, paralisia facial, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, alterações no desenvolvimento motor – crianças), geriatria (exemplo: síndrome da imobilidade – promover um envelhecimento ativo), saúde na mulher (exemplo: pré e pós parto, interação com o bebé, incontinência urinária) e cardiorrespiratória (exemplo: DPOC, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória, pós cirúrgico cardíaco ou respiratório).

Durante a abordagem do fisioterapeuta é fundamental ter em conta todo o indivíduo e todos os sinais e sintomas, uma vez que há doenças associadas e sintomas que se podem misturar. Por exemplo, na hérnia discal há alterações do disco intervertebral localizado entre as vértebras, o que por si só pode provocar dor e incapacidade funcional (comprometimento musculoesquelético), embora possa haver comprometimento dos nervos com sensação de formigueiro e/ou de queimadura nos braços ou pernas (comprometimento neurológico). Um diagnóstico rápido e correto promove um tratamento mais adequado e eficaz, o que confere um melhor prognóstico de recuperação. Embora a recuperação varie muito de acordo com a lesão, o indivíduo, a recuperação e o tipo de tratamento.

851 Visualizações 1 Total
851 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.