A espondilartrite axial é uma doença inflamatória crónica que afeta principalmente o esqueleto axial (coluna vertebral e articulações sacroilíacas). Esta doença afeta sobretudo jovens, com pico de início dos 20 aos 40 anos.
A causa desta doença permanece desconhecida. É uma doença que resulta de uma desregulação do sistema imunológico do organismo, para a qual contribuem em grande parte os fatores genéticos. No entanto, também os vários fatores contextuais podem contribuir para o desencadear da doença.
A espondilartite axial pode dividir-se em radiográfica e não radiográfica. A espondilartrite axial radiográfica diz respeito à espondilartrite em que se identificam lesões estruturais (através de uma radiografia), enquanto a não radiográfica corresponde à espondilartrite em que não se verificam lesões estruturais. A espondilartrite axial radiográfica também se designa por espondilite anquilosante. A espondilite anquilosante é mais frequente no género masculino, o mesmo não se verificando na forma não radiográfica da doença.
Como sintomas, os utentes com espondilartrite axial normalmente apresentam dor crónica na coluna (duração superior a 3 meses), acompanhada de rigidez matinal prolongada (superior a 30 minutos) e melhoria com o exercício, não melhorando ou mesmo agravando com o repouso.
References:
Sociedade Portuguesa de Reumatologia, Espondilite Anquilosante, disponível em http://www.spreumatologia.pt/doencas/espondilite-anquilosante