Escoliose (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que é a Escoliose: A escoliose é uma curvatura tridimensional da coluna vertebral que compreende, de uma forma geral, consequências como alteração da postura…

O que é a Escoliose

A escoliose é uma curvatura tridimensional da coluna vertebral que compreende, de uma forma geral, consequências como alteração da postura, disiquilibrios musculares, compressão a nível dos discos intervertebrais e défice na expansibilidade torácia, alterando negativamente a complacência toracopulmonar e a ventiliação com diminuição da capacidade vital. A escoliose é mais prevalente em indivíduos do género feminino e é de origem idiopática ou genética.Escoliose

As escoliose acarreta modificações do alinhamento das estruturas, da musculatura e do movimento, afetando as atividades funcionais e restringindo a vida ativa do indivíduo. Estas modificações são, essencialmente, a alteração tridimensional de segmentos vertebrais, alteração compensatórias de outras estruturas do corpo, distensão dos músculos da convexidade, encurtamento dos músculos da concavidade, perturbação na elasticidade destes músculos e, consequentemente, afeção do sistema propriocetivo e do controle postural.

Relativamente às disfunções respiratórias, estas podem ou não existir dependendo do seu grau e localização da curvatura da coluna. Assim, a afeção do sistema respiratório é produzida por curvaturas a nível da coluna torácica, pois esta provoca de forma direta alterações da grelha costal, dada a ligação biomecânica que estabelecem entre si.

A sintomatologia dolorosa é um dos problemas com maior prevalência em adultos com escoliose comparativamente com adultos que não apresentam escoliose, sendo que a ocorrência de queixas de dor tem, provavelmente, uma origem multifatorial.

As aboradagens possíveis e exequiveis em casos de escoliose são a cirurgia, a utilização de ortoteses e a Fisioterapia. A evidência científica existente refere que não é possível eliminar totalmente a escoliose com as técnicas conservadoras atualmente existentes. Estas permitem prevenir a progressão da escoliose e reverter/corrigir algumas das alterações da curvatura da coluna vertebral. Dentro das diversas áreas da Fisioterapia, a abordagem conservadora com maior evidencia científica e com efeitos mais notáveis no âmbito da escoliose é a Reeducação Postural Global (RPG).

1677 Visualizações 1 Total
1677 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.