Entrevista de Enfermagem

Conceito de Entrevista de Enfermagem: A entrevista de enfermagem é uma interação verbal que promove uma maior intimidade entre o enfermeiro e o utente…

Conceito de Entrevista de Enfermagem

A entrevista de enfermagem é uma interação verbal que promove uma maior intimidade entre o enfermeiro e o utente. Aquando da realização de uma entrevista, o enfermeiro deve respeitar a hora das refeições, os momentos de fadiga, repouso e sofrimento do utente. Deve também ter em conta a intimidade e o conforto do utente bem como manifestar atitudes de aceitação, escuta, respeito e empatia.

A entrevista de enfermagem é composta por 4 fases. Numa primeira fase existe a preparação do material, segue-se a introdução (momento em que começa a entrevista), aí o enfermeiro apresenta-se, explica as suas funções e o que pretende com o encontro, a fase seguinte é o desenvolvimento onde ocorre uma sucessão de perguntas e respostas entre o enfermeiro e o utente, por fim dá-se a conclusão da entrevista, onde o enfermeiro finaliza a entrevista e agradece ao utente a sua colaboração.

Com a entrevista pretende-se obter uma história ou anamnese de enfermagem para conhecer ou descobrir as necessidades do utente e as suas manifestações de dependência, que as suas necessidades comprometidas podem gerar. Ela visa estabelecer uma relação de ajuda com o utente e/ou família no sentido de o ou os ajudar a enfrentar um problema ou transmitir informações necessárias para o desenvolvimento da situação. Também pretende envolver o utente e a família, participando ativamente no processo de cuidados.

Existem 3 tipos de entrevista: não estruturada ou não dirigida, semiestruturada e estruturada. A entrevista não estruturada ou não dirigida é um tipo de entrevista que tem como objetivo respostas abertas. Neste tipo de entrevista é permitido ao utente a abordagem de vários assuntos sendo muitas vezes ele que “controla” o propósito e o assunto que quer levar a cabo. Os utentes têm oportunidade de falarem sobre o que quiserem. Já a entrevista semiestruturada tem por base alguns objetivos flexíveis que se pretende atingir com determinado utente, alguns fios condutores do desenvolvimento do diálogo, sem no entanto exigir respostas fechadas. O entrevistador formula questões. Por fim, a entrevista estruturada implica objetivos claros e precisos a alcançar durante a mesma. O enfermeiro para além de estabelecer os objetivos para a entrevista, controla-a, por meio de questões fechadas que têm em vista um número específico de dados.

3322 Visualizações 1 Total
3322 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.