Entorse do Joelho

Caracterização da entorse do joelho

A entorse do joelho é um tipo de lesão do joelho que envolve movimentos de torção desta articulação quando o pé fica fixo no solo, afetando os ligamentos que o constituem. É uma das lesões mais comuns do joelho, habitualmente associada à prática desportiva, sobretudo de contacto.

As entorses são classificadas tendo em conta o seu grau de severidade, dividindo-se em três graus. O grau I diz respeito a uma entorse leve, onde ocorre um ligeiro estiramento que causa apenas lesões microscópicas nas estruturas ligamentares. O grau II já corresponde a uma lesão moderada, com rutura parcial dos ligamentos. O grau III é o tipo de entorse mais grave, com rutura total dos ligamentos, e frequentemente necessita de uma intervenção cirúrgica.

Sempre que um ou mais ligamentos sofrem uma lesão, passa a existir uma laxidão ligamentar, resultando numa erosão acelerada das superfícies articulares e meniscais e num aumento da produção de líquido sinovial. Os sintomas associados a este tipo de lesão incluem dor, edema, limitação de mobilidade, instabilidade e incapacidade de tolerar carga, variando consoante a gravidade da entorse.

A maioria das entorses do joelho acarreta um envolvimento do ligamento cruzado anterior e do ligamento colateral medial, com afeção menos frequentemente do ligamento cruzado posterior e do ligamento colateral lateral.

426 Visualizações 1 Total

References:

France, R. C. (2011), Introduction to Sports Medicine and Athletic Training (Second Edition), Delmar, Cengage Learning (Chap. 18 , pp 380-385)

426 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.