Dor lombar não específica

Descrição e apresentação do conceito de dor lombar não específica

A dor lombar não específica corresponde ao tipo de dor lombar que não se encontra associado a nenhuma patologia específica (ao contrário do que se verifica na dor lombar específica), ou seja, que não tem nenhuma causa anatómica ou fisiológica identificável.

Este tipo de dor lombar corresponde à maioria dos casos (cerca de 90%) e encontra-se associado a uma variedade de fatores biofísicos, psicológicos e sociais, os quais limitam a função e participação social. A dor lombar não específica pode ocorrer em pessoas de qualquer faixa etária, embora seja mais comum surgir entre os 40 e os 69 anos de idade.

A maioria dos episódios de dor lombar não específica são de curta duração e habitualmente geram poucas consequências. O prognóstico é favorável, na medida em que a maioria das pessoas recupera num período de 6 semanas. Uma vez que não existe uma causa associada, o tratamento da dor lombar não específica foca-se na redução da dor e das suas consequências.

Apesar do prognóstico da dor lombar não específica ser favorável, cerca de 10 a 15% dos utentes apresentam um risco de desenvolver dor crónica/persistente, o que resulta num aumento dos custos associados ao tratamento desta condição.

77 Visualizações 1 Total

References:

Hancock, M., Maher, C., Costa, L., & Williams, C. (2014), A guide to survival analysis for manual therapy clinicians and researchers, Manual Therapy, 19, pp 511-516.

Hartvigsen, J. et al (2018), What low back pain is and why we need to pay attention, The Lancet, 391 (10137), pp 2356-2367.

Maher, C., Underwood, M., & Buchbinder, R. (2017), Non-specific low back pain, The Lancet, 389 (10070), pp 736–747.

77 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.