Diurético

Conceito de Diurético: Um Diurético é um tipo de substância que provoca o aumento da diurese, sendo geralmente acompanhado por uma perda de sais de…

Conceito de Diurético

Um Diurético é um tipo de substância que provoca o aumento da diurese, sendo geralmente acompanhado por uma perda de sais de sódio ou de sais de potássio. Além dos diuréticos medicinais, exemplos de diuréticos medicinais são o álcool, o chá e o café.

Os diuréticos podem ser utilizados no tratamento da maioria das perturbações caracterizadas pela acumulação excessiva de fluidos no organismo (edemas), sejam eles originados por problemas do coração, do fígado ou dos rins. Podem ser utilizados também tratamento do glaucoma (pressão excessiva do líquido do globo ocular), tratamento de edemas pulmonares (acumulação de líquidos nos pulmões) ou tratamento de casos de ingestão de determinados medicamentos em excesso.

Alguns dos efeitos secundários possíveis (dependentes do diurético utilizado) são as náuseas, fraqueza, erupções cutâneas e reacções alérgicas, devendo ser sempre tomados com precaução e sob controlo médico.

621 Visualizações 1 Total
621 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.