Dismenorreia

Apresentação do conceito de Dismenorreia; quais as causas e quais os sintomas; dismenorreia primária e dismenorreia secundária;

Conceito de Dismenorreia

O termo Dismenorreia designa uma menstruação dolorosa, podendo ser classificada como dismenorreia primária ou como dismenorreia secundária. No caso da dismenorreia primária, esta ocorre sem causa aparente enquanto a dismenorreia secundária ocorre geralmente numa fase da vida mais avançada e com uma determinada subjacente como por exemplo a inflamação do útero (endometrite) ou a inflamação das trompas de Falópio (salpingite).

Os principais sintomas da dismenorreia primária são a dor localizada no abdómen inferior e que se inicia pouco antes ou no início da menstruação. Pode ser do tipo cãibra que é geralmente acompanhada por dor de costas e por vómitos. O tratamento deste tipo de dismenorreia passa geralmente pela administração de medicamentos analgésicos e antiespasmódicos.

Quanto à dismenorreia secundária, esta é sentida após o início da menstruação, localizando-se na zona da pélvis e mantendo-se geralmente até ao fim da menstruação. O seu tratamento depende da causa podendo passar pela administração de medicamentos ou pela cirurgia.

471 Visualizações 1 Total

References:

Importante: os textos desta secção são meramente descritivos e não constituem nem substituem aconselhamento médico.

471 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.