Disgrafia

Apresentação do conceito de Disgrafia; Caracterização deste tipo de patologia: O termo Disgrafia designa uma patologia caracterizada por…

Conceito de Disgrafia

O termo Disgrafia designa uma patologia caracterizada por uma alteração da escrita normalmente associada a problemas perceptivos-motores. Perturbação na componente motora do acto de escrever, que provoca compressão e cansaço muscular, responsáveis por uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas.

É nalguns casos concomitante com a dislexia, é difícil determinar as suas causas, embora se possam definir três grandes grupos:

  • Alteração neurológica que incida no desenvolvimento e coordenação psicomotora;
  • Problemas relacionados com a lateralidade, associados ou não a outros de tipo perceptivo, nomeadamente os visuo-espaciais;
  • Componente emocional que pode favorecer alterações na escrita, sendo resultado de problemas afectivos. (Baroja, 1989).
507 Visualizações 1 Total
507 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.