Dentição Mista

A partir dos 6 anos (ou um pouco antes, ou um pouco depois) os dentes permanentes começam a erupcionar. O primeiro dente a erupcionar regra geral é o primeiro molar definitivo. Este é um dente de extrema importância e visto estar numa posição posterior é de suma importância que os pais estejam atentos á presença deste dente. O período entre o início da erupção do Dente e a sua oclusão é importante visto que quando os dentes ocluem a mastigação permite a limpeza do dente. Até esse momento a Escovagem é extremamente importante e obriga a que exista uma supervisão constante da parte do adulto visto que com frequência a criança não tem destreza suficiente para remoção de restos alimentares e placa bacteriana por inclinar a escova para a Gengiva, ou remover os restos de comida das faces oclusais. Entre os seis e os doze anos existe a substituição de todos os dentes decíduos para os dentes permanentes. Os molares decíduos são substituídos pelos pré-molares, ao passo que os dentes molares definitivos nascem sem o processo de rizólise. A manutenção dos dentes decíduos permite que os dentes permanentes erupcionem no lugar destinado aos mesmos. Sendo assim, é necessário que os encarregados de educação. A ordem pelo qual, regra geral os dentes definitivos tomam os seus lugares na cavidade oral é:

– Primeiros Molares Inferiores e Superiores;

– Incisivos Centrais e Laterais Inferiores;

– Incisivos Centrais Superiores;

– Incisivos Laterais Superiores;

– Caninos Inferiores;

– Primeiros pré-molares inferiores e superiores;

– Segundos pré-molares inferiores e superiores;

– Caninos Superiores;

Existem mais dentes na dentição definitiva, no entanto, aquando do nascimento destes a maioria dos dentes já estão na cavidade oral. A maioria das cáries dentárias ocorrem durante esta idade e com frequência o primeiro molar definitivo é perdido visto que os encarregados de educação supõem que são dentes decíduos e não mantêm a adequada supervisão. A profundidade dos sulcos dos primeiros molares em relação aos sulcos dos dentes decíduos também contribuem para o aumento da susceptibilidade. Para diminuir estes problemas sugere-se que as crianças possam escovar a seguir a todas as refeições principais, em especial a seguir ao pequeno-almoço, a que o lanche da manhã e da tarde seja pouco cariogénico e não inclua alimentos que tendem a ficar “colados” na superfície oclusal do dente (batatas fritas, bolachas com chocolate e coisas semelhantes a essas). Existem algumas diferenças entre dentes de leite e permanentes. Desde logo, os dentes definitivos são maiores, e mais amarelados. Para além disso os dentes definitivos têm raízes mais longas.

 

2282 Visualizações 1 Total
2282 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.