Colite Ulcerosa

Conceito de Colite Ulcerosa: A Colite Ulcerosa, é uma doença intestinal caracterizada pela inflamação e ulceração do cólon, desconhecendo-se a…

Conceito de Colite Ulcerosa

A Colite Ulcerosa, é uma doença intestinal caracterizada pela inflamação e ulceração do cólon, desconhecendo-se a sua causa. O principal sintoma da doença é uma série de crises de diarreia sanguinolenta. Estas crises podem surgir de forma súbita ou gradual e podem provocar entre 10 a 15 defecções diárias. Geralmente as crises são acompanhadas por dores e espasmos em volta do ânus. Por vezes pode ocorrer também febre, perda de apetite e perda de peso. Em alguns cados de maior gravidade podem surgir complicações como a perfuração do intestino, peritonite e hemorrogia intestinal. A colite ulcerosa pode originar também anemia, artrite e inflamação dos olhos. Nos casos em que a colite ulcerosa persista por vários anos, pode levar mesmo ao surgimento de cancro no cólon.

O diagnóstico da doença é geralmente efectuado mediante a realização de um exame interno do cólon e radiografias com clister de bário. Em casos menos graves a colite ulcerosa pode ser tratada com medicação à base de antidiarreicos e com dietas específicas. Em casos mais graves poderá ser necessária a hospitalização e, em caso de complicações como a peritonite ou hemorrogia, poderá mesmo ser necessária a cirurgia. Nos casos de crises recorrentes é aconselhável a realização de exames internos regulares ao cólon para despiste do cancro do cólon.

421 Visualizações 1 Total
421 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.