Ciclo Uterino

Apresentação do conceito de Ciclo Uterino: O ciclo uterino ou ciclo menstrual reflete as mudanças no endométrio uterino e é sincronizado (…)

Conceito de Ciclo Uterino

O ciclo uterino ou ciclo menstrual reflete as mudanças no endométrio uterino e é sincronizado com o ciclo ovárico, este sincronismo é consequência da ação das hormonas ováricas no endométrio. As mudanças nos níveis de estrogénio e progesterona durante o ciclo ovárico são assim responsáveis pelas mudanças a nível uterino. Cada ciclo dura cerca de 28 dias e pode-se definir três fases deste ciclo: fase menstrual, proliferativa e secretora.

A fase menstrual determina o primeiro dia deste ciclo e continua por 3-5 dias, ocorre a destruição parcial do endométrio que se descola da parede do útero devido à baixa concentração de hormonas ováricas, interrompe-se o fornecimento de nutrientes necessários levando à morte das células e à expulsão de fragmentos de tecido e sangue através da vagina como fluxo menstrual. Enquanto isso, nos ovários, os folículos crescem.

A fase proliferativa estende-se desde o final da fase menstrual até cerca de 8 dias mais. O aumento dos níveis de estrogénio dos folículos em crescimento estimula o crescimento em espessura do endométrio e o desenvolvimento de glândulas e vasos sanguíneos. No final desta fase nos ovários ocorre a ovulação.

A fase secretora corresponde à fase lútea do ciclo ovárico, a ação conjunta entre o estrogénio e a progesterona produzida pelo corpo lúteo estimula o espessamento do endométrio e o aumento da atividade secretora das glândulas existentes. Caso não ocorra fertilização o corpo lúteo, nos ovários, começa a degenerar levando à menstruação e ao início de um novo ciclo, caso contrário, o corpo lúteo mantém-se assim como o endométrio que abrigará o embrião durante a gestação.

6622 Visualizações 1 Total
6622 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.