Cacosmia

Conceito de Cacosmia: O termo Cacosmia designa uma patologia que caracterizada pela percepção de maus odores. Sensação frequente ou…

Conceito de Cacosmia

O termo Cacosmia, usado em áreas da medicina como a otorrinolaringologia, a psiquiatria e a neurologia, designa uma patologia caracterizada por uma alteração do sentido do olfato, incluída do grupo de patologias designado parosmia. Um doente com esta patologia percepciona odores agradáveis quando de facto estes são extremamente desagradáveis ou mesmo fétidos. As causas poderão estar associadas a tumores cerebrais ou a transtornos psicológicos que levam a alucinações olfactivas. Nos neuróticos pode-se exacerbar e provocar fobias.

Além da cacosmia existem ainda outras alterações do sentido olfativo, nomeadamente a hiperosmia, a hiposmia e a anosmia.

3759 Visualizações 1 Total
3759 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.