O que é a Bronquite
O termo Bronquite designa uma inflamação da membrana mucosa dos brônquios devida a infeção de origem bacteriológica, surgindo geralmente após uma vulgar constipação ou após uma infeção do nariz ou garganta. A inalação de substâncias irritantes, tais como o tabaco ou o ar poluído, constituem algumas das causas principais desta patologia.
A bronquite pode ser aguda ou crónica: No caso da bronquite aguda, a infecção alastra muito rapidamente podendo causar febre e mal estar geral. Quanto à bronquite crónica, verifica-se uma infecção persistente dos brônquios devido a inflamação permanente das paredes que os revestem.
Os principais sintomas da bronquite aguda são a febre, a dificuldade em respirar, a tosse irritante, seca e dolorosa e a opressão do peito. Após 2 ou 3 dias surge espetoração espessa e amarelada. O tratamento passa pelo repouso em quarto quente e húmido, pela inalação de vapor para amolecer a espetoração, pela ingestão de líquidos e, em casos mais graves, por medicamentos antibióticos. Quanto à bronquite crónica, esta é devida a repetições sucessivas de bronquites agudas, sendo agravada pelo fumo, pelas poeiras e pela poluição.
Nota importante: Este texto é meramente descritivo e não constitui nem substitui aconselhamento médico.