Agorafobia (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Agorafobia – O termo agorafobia (que deriva do grego agora – mercado (no sentido de “lugar aberto”) + phobos – medo) designa o medo de (…)

Conceito de Agorafobia

O termo agorafobia (que deriva do grego agora – ‘mercado’ (no sentido de ‘lugar aberto’) + phobos – ‘medo’) designa uma perturbação de ansiedade caracterizada por insegurança e medo de estarAgorafobia em espaços abertos ou no meio de uma multidão. A pessoa que sofre de agorafobia apresenta uma extrema ansiedade e angústia perante agrupamentos de pessoas ou animais, espaços públicos e em particular espaços amplos, considerando tais situações ameaçadoras, levando a que restrinjam em muito as suas actividades pessoais, sociais e profissionais e originam grande dependência relativamente aos que lhe estão próximos. Em casos mais graves, as pessoas chegam a sentir-se incapazes de sair de sua própria casa.

O tratamento da agorafobia passa geralmente por sessões de psicoterapia com um psicólogo ou psiquiatra e tem como objetivo ajudar a pessoa a enfrentar os medos e a ansiedade, de forma a tornar-se mais segura e confiante. O tratamento passa por auxiliar a pessoa a enfrentar as situações que lhe causam ansiedade. Pode ser também recomendado a práticas de atividades relaxantes, como yoga ou meditação, por exemplo.

A agorafobia é o oposto da claustrofobia que significa o medo de espaços fechados.

.

Nota importante:
Este texto é meramente descritivo e não constitui nem substitui aconselhamento médico.
1387 Visualizações 1 Total
1387 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.