Aerofagia

O que é a Aerofagia

A Aerofagia [palavra que deriva do grego aeros (em português, ‘ar’) + phagos (em português, ‘comer’)] é um hábito contraído por algumas pessoas que sofrem de dispepsia ou de determinadas neuroses (como por exemplo a ansiedade, o medo ou a tensão emocional) e que consiste em engolir quantidades excessivas de ar, sobretudo enquanto come ou bebe. A deglutição de ar em excesso obriga a pessoa a arrotar frequentemente para libertar o ar do estômago. Além do arroto (eructação), pode originar também gases nos intestinos, flatulência, dor e distensão abdominal. Estudos indicam que pessoas com profissões que obrigam a falar muito (por exemplo os professores, os locutores ou as pessoas que fazem atendimento ao público) têm uma tendência para a aerofagia.

O hábito de engolir o ar é involuntário e inconsciente, obrigando a que a pessoa tenha que tomar consciência dele antes que a tensão nervosa que lhe está subjacente possa ser reduzida. A utilização de um objeto duro preso firmemente entre o dentes ajuda a a reduzir a deglutição de ar. Falar menos, comer mais devagar ou evitar mascar chiclas, ajuda também a reduzir este hábito.

.

Nota importante:
Este texto é meramente descritivo e não constitui nem substitui aconselhamento médico.
756 Visualizações 2 Total
756 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.