A escovagem dos dentes é essencial para a Saúde Oral. Deve ser realizada duas ou mais vezes por dia, sendo que duas dessas escovagem devem ser efetuadas de manhã, após o pequeno almoço e á noite antes de dormir. Além destas duas escovagens essenciais, será valioso efetuar a limpeza da cavidade oral mais vezes ao dia. O objetivo será remover a placa bacteriana e dificultar a agregação das bactérias que posteriormente formarão a placa bacteriana. A Escovagem tem assim por principal objetivo desagregar placa bacteriana, no entanto, apesar de ser o método principal de remoção de placa bacteriana não é o único e por si é incapaz de remover toda a placa bacteriana. Apesar disso é o método preferencial e muito eficiente de remover grande parte da placa bacteriana. Existem escovas dos dentes manuais e elétricas, ambas sendo eficientes e produzindo efeitos semelhantes se bem realizadas. Uma escovagem eficiente em geral dura cerca de dois minutos, apesar da maioria dos adultos demorar menos de um minuto a escovar. Em vista da diminuição do pH na cavidade Oral após as refeições recomenda-se que se efetue a escovagem cerca de 30 minutos após as refeições, sendo especialmente importante efetuar a escovagem após a ingestão de alimentos mais cariogénicos como sendo os doces ou chocolates visto que produzem mais ácido. A maioria das pastas de dentes disponíveis no mercado são fluoretadas, portanto uma escovagem com pasta dos dentes fluoretada, além de uma ação mecânica possui também uma ação química o que contribui para a remineralização do dente.
A escovagem dos dentes deve culminar com a escovagem da língua, para remoção de bactérias, visto que é na língua que se acumulam imensas bactérias, em especial bactérias responsáveis pela libertação de sulfuretos que contribuem para o mau hálito.
É bom referir também que uma escovagem eficaz inicia-se com a erupção do primeiro dente e prolonga-se pelo resto da vida.
Existem vários métodos eficazes para a escovagem, sendo que o mais importante não é o método de escovagem mas sim a sua capacidade para remover placa bacteriana. Entre os métodos expostos em seguida o mais utilizado e recomendado pelos profissionais de saúde oral é o método de Bass. Relembrar que a Escova dos dentes deve ter filamentos suaves e a sua cabeça deve ser pequena para conseguir alcançar áreas de dificíl acesso. Além disso, referir que há áreas a que se deve estar especialmente atento como as áreas dos caninos visto que é necessário conferir o ângulo certo para que consiga remover a placa bacteriana.
Para que a escova continue a ser eficiente ela deve ser trocada com regularidade, sendo sugerida uma alteração de escova de três em três meses, ou quando as cerdas estiverem visivelmente deformadas. A quantidade de dentífrico em cada escovagem deve ser o equivalente a uma ervilha.
Método de Bass Modificado:
https://www.youtube.com/watch?v=4iIGhqi57es&ab_channel=BitebankMedia
1 – Incline a escova em direção á gengiva.
2 – Coloque a escova numa extremidade vestibular (Conforme indicado no vídeo). Comece por fazer pequenos movimentos vibratórios horizontais ou circulares com pouca pressão.
3 – Dependendo da escova dos dentes pode escovar 2 ou 1 dente de cada vez.
4 – Vá avançando até escovar toda a face vestibular dos dentes em baixo ou em cima. (Face vestibular – Face exterior dos dentes). Faça o mesmo procedimento para a face lingual (interior) dos dentes, tendo em atenção que regra geral nos dentes anteriores existe maior dificuldade em ser eficiente se a escova permanecer deitada, por isso á medida que se aproxima dos dentes anteriores coloque a escova em pé.
5 – Escova as faces oclusais (as partes que mastigam) dos dentes.
6 – Repita todo o processo anterior agora para a arcada em falta.
Este método é especialmente eficiente porque permite ter uma sequência e um método. Além disso tem a vantagem da inclinação de 45º permitir a remoção dos detritos do colo apical do dente lugar que acumula a maior quantidade de placa bacteriana.
Se optar por uma escova elétrica mantenha o processo mas não há necessida de efetuar os movimentos vibratórios.
Método de Charters
O Método de Charters é usado para pacientes com perca de tecido periodontal interdentário e pacientes com ortodôncia. É um método conveniente para massagem gengival e recomendado para limpeza temporária de áreas de cicatrização da gengiva após procedimentos cirúrgicos.
Método de Fones
Esta técnica é usada para crianças e pacientes com pouca destreza.
Método de Stillman e Método de Stillman Modificado
Estes métodos são utilizados para massajar e estimulação das gengivas.
References:
- http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i007408.pdf
- Clinical Practice of Dental Hygieniest, Esther Wilkins