Xbox é o nome de uma marca de sistemas para videojogos que pertence à Microsoft. O nome está associada ás três principais consolas da marca a Xbox, Xbox 360 e Xbox One, além do serviço online de distribuição e loja digital Xbox Live. A ideia da Microsoft começar a desenvolver consolas de videojogo surgiu em 1998, ainda com o nome “DirectX Box” e o intuito de criar uma consola com a flexibilidade de um computador pessoal, o nome Xbox acabou por resultar melhor nos estudos de marketing e a marca foi introduzida ao público em 2001 com o lançamento da consola original Xbox.
Os vários modelos da marca.
A estreia no mercado de videojogos
A consola foi apresentada por Bill Gates que mencionou as capacidades gráficas e o potencial agregado ao multijogador online e o armazenamento interno de software e outros tipos de media como musica ou vídeo que na época não era algo comum para as consolas. A primeira grande aquisição para o desenvolvimento de exclusivos foi a Bungie Studios que ficaram responsáveis pela produção dos jogos da série Halo.
Halo foi um sucesso de vendas e a consola teve um grande impacto no mercado norte-americano. No entanto a consola não causou um impacto significativo tanto no Japão como na Europa e a Microsoft viu-se obrigada a apressar uma baixa de preço que embora não tenha gerado tanto lucro conseguiu alcançar mais publico e catapultou as vendas do sistema para se manter como referência junto das concorrentes.
Paralelamente um dos grandes trunfos da Xbox foi o serviço online Xbox Live, que embora obriga-se a uma subscrição paga, foi revolucionário para a integração da experiência online na industria das consolas que na época era praticamente inexistente e com o tempo veio a tornar-se quase obrigatória. O sucesso e crescimento da comunidade continuou por vários anos e permaneceu na transação para a geração seguinte da Xbox 360.
A chegada da Xbox 360
Em Novembro de 2005 foi lançada a nova Xbox 360 que entrava no mercado a par da Playstation 3 e Nintendo Wii. A consola foi um sucesso de vendas nas primeiras semanas, embora continuasse a lutar para alcançar valores significativos no mercado nipónico.
Apesar das boas vendas iniciais as unidades vendidas começaram a apresentar alguns problemas de aquecimento e o termo “Red Ring of Death” começou a surgir na internet como manifestação das avarias que os consumidores presenciaram, pois a consola emitia um circulo de luz vermelha em volta do botão de ligar e desligar, que indicava uma falha grave do sistema e este deixava de funcionar. Este problema forçou a Microsoft a substituir milhares de sistemas e posteriormente a lançar modelos melhorados da consola como a Xbox 360 Elite e a Xbox 360 Slim.
Juntamente com a consola foi apresentado um serviço melhorado do Xbox Live que incluía uma versão gratuita com menos funcionalidades, mas que permitia a todos usufruírem da loja sem ter de pagar uma mensalidade. O serviço permitia também comprar musicas, filmes, subscrever canais de televisão e outros conteúdos tornando este um serviço de referência dentro da industria de videojogos. Mais tarde foi introduzido o periférico Kinect que permitia controlar a consola através dos movimentos corporais e voz, algo que viria a transitar também para a plataforma seguinte.
Xbox One e a nova geração
A sucessora da Xbox 360 foi lançada em Novembro de 2013 com o nome Xbox One. A consola apresentava as melhorias a nível de performance e capacidade gráfica e apostou na expansão das funcionalidades online, incluindo a possibilidade de fazer streaming enquanto se joga. A consola teve um lançamento moderado após algumas declarações menos favoráveis como a restrição em usar jogos usados, obrigar a uma ligação constante à internet e uso obrigatório do Kinect, medidas que viriam a ser eliminadas após a reação da critica. A marca Xbox voltou a mostrar dificuldades de integração fora do mercado norte americano. Em 2016 foi anunciada a versão Xbox One S juntamente com o anúncio da nova consola com o nome de código “Project Scorpio” para o final de 2017.