Namco (atualmente conhecida como Bandai Namco) é uma empresa dedicada à produção de videojogos que foi criada em 1955 por Masaya Nakamura. A companhia começou como uma pequena atividade de entretenimento que cresceu para uma produtora de máquinas de diversão. O acrónimo da empresa deriva de Nakamura Manufacturing Company. O primeiro videojogo original e independente da Namco foi Gee Bee de 1978. O ano seguinte revolucionou a industria com um jogo muito colorido para a época Galaxian de 1979, mas foi em 1980 que a Namco viria a atingir o seu primeiro grande marco e a definir os videojogos como um ícone da cultura pop como lançamento de Pac-Man.
Pac-Man foi o primeiro grande sucesso da empresa.
Os sucessos continuaram nos anos seguintes com o lançamento de títulos como Galaga, Dig Dug, Xevious e Pole Position. A Namco estabeleceu imensos ícones e referências que hoje são incontornáveis na cultura dos videojogos. Foi também a primeira produtora de videojogos a comercializar uma máquina arcade dedicada à competição multijogador. Final Lap era um jogo de corridas em carros de formula 1 que conquistou os salões de jogos em 1987. Este jogo permitia competição até 8 jogadores em simultâneo. O sucesso foi replicado em futuros títulos de condução como Winning Run e até um programa de simulação virtual de segurança automóvel desenvolvido para a Mitsubishi.
A Namco foi a primeira produtora licenciada pela Nintendo e como tal teve acesso a previlegios como a produção dos seus próprios cartuchos de jogo. Em 1989 os jogos da Namco para a Nintendo Entertainment System representavam 40% dos lucros da empresa. Com o renovar da licença, alguns direitos foram retirados e a Nintendo acusada de comportamento monopolista, tendo de seguida anunciado o seu apoio à consola Mega Drive da Sega, produzindo diversos títulos durante a era dos 16-bit. O sucesso da consola PC Engine da NEC levou também a Namco a promover uma parceria para a produção da sucessora PC Engine 2, mas como a NEC já tinha a Hudson Soft como parceira, esta ultima acelerou as negociações para a produção da consola que viria a ser conhecida como SuperGrafx e a Namco ficou fora da produção.
O legado das máquinas de diversão
Entretanto o negócio das máquinas de diversão para salões de jogos estava em franca expansão e a Namco abriu diversos centros de diversão como o Namco Wonder Eggs em Tóquio e o Namco WonderPark em Sagamihara e Londres na Inglaterra. Entre os sucessos das arcades encontram-se Ridge Racer, um famoso jogos de corridas em 3D, mais tarde lançado na Playstation. Tekken e Soul Edge que viriam a integrar os primeiros lançamentos de jogos de luta a três dimensões, e os jogos de tiros com recurso a pistolas de refração de luz como Time Crisis e Point Blank que eram bastante inovadores para a época.
As máquinas arcade eram direcionadas para diversas faixas etárias e jogos mais simples como Crocodile Panic, onde o jogador bate com um martelo em crocodilos que saem das tocas, ou Final Furlong que simula as corridas de cavalos, eram experiências únicas que tornaram a Namco uma referência incontornável quando se fala de experiência arcade. Ainda hoje o sucesso perdura com franquias antigas como o famoso jogo de tambores japoneses Taiko no Tatsujin.
Em Setembro de 2005 a Namco juntou-se à Bandai para criar a Bandai Namco, unindo assim as licenças que ambas possuíam, e tornando-se a terceira maior produtora de videojogos do Japão. Aproveitando as licenças populares de animação japonesa da Bandai a Namco passou a produzir todos os jogos pertencentes a estas séries. A Bandai Namco é agora uma entidade única que detém inúmeras franquias de sucesso como Tekken, a série Tales of, jogos baseados em anime como Naruto, Dragonball e One Piece e séries mais adultas como Dark Souls. Desde de 2015 que a empresa passou a ser conhecida como Bandai Namco Entertainment.