O protocolo Zmodem designa um protocolo de transferência de arquivos muito utilizado para modems e que veio substituir o anterior protocolo Ymodem. O ZMODEM é um protocolo de comunicação assíncrona que oferece taxas de transferência de dados mais rápidas e maiores deteções de erros do que o Xmodem. O ZMODEM suporta tamanhos de blocos enormes e, após uma falha de comunicação, permite transferências para retomar de onde parou.
O protocolo Zmodem foi desenvolvido por Chuck Forsberg em 1986. Além de um melhor desempenho e recuperação após uma falha de comunicação, ele suporta verificações de redundância cíclica e controlo de linhas de caracteres de 32 bits, bem como o autostart por remetentes. Ele também foi amplamente utilizado em sistemas de boletins.
O protocolo Zmodem também suportou a funcionalidade de janela deslizante para um melhor desempenho. Protocolos de janela deslizante permitiram à máquina remetente passar para os próximos pacotes sem esperar por uma confirmação. O receptor, em seguida, envia o sinal de reconhecimento ou de nenhum reconhecimento em conjunto com o número do pacote. O remetente, em seguida, processa as mensagens conforme necessário, reduzindo, assim, a latência a zero, e apenas incorre o custo de pequenas dados complementares.
O projeto ZMODEM é um objetivo de engenharia entre as exigências em conflito. Ele permite que os programas possam iniciar transferências de ficheiros. Ele também permite que os remetentes possam enviar comandos para os programas que os recebem, enquanto os nomes dos ficheiros são inseridos apenas uma vez. O protocolo suporta uma seleção de menu onde são usados em transferências batch. Só algumas teclas são necessárias para iniciar uma transferência. O protocolo Zmodem passa para o protocolo Ymodem se a outra extremidade não suportar o protocolo ZMODEM.