Batch

O termo Batch designa um método para agrupar vários arquivos antes de uma transferência. Eles estão na maior parte dos sistemas operativos.

O termo Batch designa um método para agrupar vários arquivos antes de uma transferência.

Batch File (Ficheiro Batch)

Um ficheiro batch é um ficheiro de texto que contém uma sequência de comandos para o sistema operativo do computador. Os ficheiros batch têm múltiplos comandos num único ficheiro, e são criados para as sequências de comandos que os utilizadores empregam de forma repetida. Eles estão na maior parte dos sistemas operativos. A sequência de comandos no ficheiro batch é iniciada, digitando o seu nome na linha de comandos. Eles permitem que os utilizadores configurem um ficheiro batch para automatizarem muitos comandos. Quando executarem esses ficheiros, um programa shell lê o ficheiro e executam os seus comandos linha por linha. Esses ficheiros podem executar uma sequência de executáveis automaticamente.

Num sistema operativo de disco, um ficheiro batch tem extensão .bat, enquanto num sistema operativo baseado em UNIX, esses tipos de ficheiros são chamados de shell scripts. O sistema operativo da máquina virtual do mainframe da IBM, o ficheiro batch tem a extensão .EXEC.

Batch Job (tarefa batch)

Um batch job é um programa que, geralmente, é executado sem qualquer intervenção do utilizador. Os Batch Jobs são usados para processar grandes volumes de dados, que normalmente consomem memória de longo prazo se forem executados em primeiro plano, bem como, para a execução de programas que permitam reduzir a interacção do utilizador. Uma das vantagens de executar grandes programas como batch jobs é que mais servidores podem-se dedicar a mais processos de trabalho durante a noite, quando há poucos utilizadores ativos. O número de batch jobs durante o dia pode ser restrito a um menor número de servidores, conforme necessário.

Se um batch job cria uma saída que está a ser impressa, por fax ou por e-mail, a saída é transferida para a gestão do spool no sistema R/3.

Batch Process (processo batch)

Como a maioria dos utilizadores de computador sabem, algumas tarefas do computador podem ser enfadonhas e repetitivas. Felizmente, se uma tarefa é, de facto repetitiva, um processo batch pode ser utilizado para automatizar a maior parte do trabalho.

Um processo batch executa uma lista de comandos em sequência. Ele é executado por um sistema operativo de computador que usa um script ou um ficheiro batch, ou pode ser executado dentro de um programa usando uma macro ou uma ferramenta de scripting interna. Por exemplo, um contabilista pode criar um script para abrir vários programas financeiros de uma só vez, poupando-lhe o aborrecimento de ter que abrir cada programa individualmente. Este tipo de processo batch seria executado pelo sistema operativo, como o Windows ou o Mac OS. Um utilizador do programa Photoshop, por outro lado, pode utilizar um processo batch para modificar várias imagens de uma só vez. Por exemplo, ele pode gravar uma ação no Photoshop que redimensiona e recorta uma imagem. Uma vez que a ação foi gravada, ele pode ter um processo batch numa pasta de imagens, que irá executar a ação em todas as imagens na pasta.

O processamento batch pode economizar tempo e energia ao automatizar tarefas repetitivas. Embora possa demorar algum tempo para escrever o script ou gravar as ações repetitivas, fazendo-o uma vez, é certamente melhor do que ter que fazê-lo muitas vezes.

1362 Visualizações 1 Total
1362 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.