O que é o Yahoo!
O Yahoo! é um dos maiores portais da Internet a nível mundial e inclui diversos serviços, entre os quais um motor de busca, um directório web, email, messenger, serviço de mailing list, chat, alojamento de sites, notícias, serviço de acesso, entre muitos outros. Foi criado por David Filo e Jerry Yang em 1994 e rapidamente adquiriu forte popularidade na Internet. A designação Yahoo foi inspirada nos yahoos, os habitantes de Lilipute criados por Jonathan Swift na sua célebre obra “As Viagens de Gulliver”; outras versões asseguram que Yahoo não é mais do que o acrónimo de Yet Another Hierarchical Officious Oracle.
História do Yahoo!
O Yahoo foi oficialmente criado em 1994 pelos seus fundadores David Filo e Jerry Yang, dois engenheiros electrotécnicos formados na Stanford University. No final desse mesmo ano tinha já recebido cerca de um milhão de visitas. Em Janeiro de 1995 é criado o web site e o domínio Yahoo. Devido ao seu enorme potencial comercial, em Março desse mesmo ano é criada a empresa Yahoo! e no mês seguinte dá-se a entrada no seu capital de uma empresa de capital de risco. Em Abril de 1996 a Yahoo! dá a sua entrada na bolsa através de uma OPV, tendo sido vendidas 2,6 milhões de acções ao preço de 13 dólares, o que rendeu 33,8 milhões de dólares.
Os três anos seguintes, à semelhança do que aconteceu com outras empresas concorrentes, foram anos de enorme crescimento. A par deste crescimento, foi sendo alargada a gama de serviços oferecidos, muitas vezes através de outras empresas. No caso da Yahoo!, destacam-se a compra da Four11’s em 1997, empresa detentora de um serviço de webmail denominado Rocketmail e que a Yahoo! viria a chamar Yahoo! Mail. Nesse mesmo ano adquire também a ClassicGames.com, permitindo-lhe lançar o Yahoo! Games, e a Voyodyne, uma empresa de marketing directo. No ano seguinte lança o Yahoo! Pager, que mais tarde viria a designar por Yahoo! Messenger. Em 1999 é a vez da Geocities ser adquirida, permitindo à Yahoo! lançar o serviço de webhosting. Em 2000 adquire a eGroups, lançando o Yahoo! Groups.
Os primeiros anos do século foram caracterizados pelo rebentar da bolha das chamadas dot-com. Acresceram ainda os ataques de hakers em Fevereiro de 2000 que originaram uma forte quebra das acções da empresa. Apesar de tudo isso, a Yahoo! conseguiu, ao contrário de muitas outras empresas da nova economia, passar quase incólume neste período conturbado.
Segue-se um período, entre 2002 e 2004, em que a Yahoo! faz diversas parcerias e acordos com outras empresas, entre as quais a AOL, a SBC, a BT, a Verizon e a Google, permitindo-lhe lançar novos serviços ou melhorar os já existentes. Neste período são também adquiridas diversas empresas, em especial alguns motores de busca em diversos países do mundo.
Em 2004, em resposta à criação do Gmail pela Google, a Yahoo! faz um upgrade das suas contas de email para 1 Gb e adquire o provedor de email Oddpost, o que lhe permite alterar a sua interface nas contas de email. Nesse mesmo ano, faz um acordo com a Microsoft, passando o Yahoo! Messenger e o MSN Messenger a funcionar em conjunto.
Nos anos seguintes, a Yahoo! continua a sua estratégia de crescimento e alargamento dos seus serviços, quer através de parcerias, quer através da aquisição de outras empresas. Em 2008 dá-se a tentativa de aquisição por parte da Microsoft, a qual viria a falhar por oposição dos responsáveis da Yahoo! que consideraram o preço oferecido demasiado baixo. Em julho de 2016, e numa altura em que o negócio da Yahoo! caia continuamente, a Verizon Communications, grupo americano de telecomunicações, fechou um acordo para comprar os negócios principais de Internet do Yahoo, jutando-os assim à AOL, comprada pela Verizon em 2015.