XHTML é a sigla do ingles correspondente a Extensible HyperText Markup Language. Praticamente igual ao HTML, mas também mais rígido que este. No fundo XHTML é HTML definido como uma aplicação XML e é suportado pela grande maioria dos navegadores (ou browsers) de internet.
XHTML foi desenvolvido para tornar o HTML mais extensível e aumentar a sua interoperabilidade com outros formatos. Atualmente existem diversos navegadores que correm em plataformas diferentes desde computadores a telemóveis e com isso aumenta a necessidade de garantir documentos bem formulados e para atingir melhores resultados foram combinadas as capacidades de HTML e XML. Um documento XHTML terá a declaração XHTMLDOCTYPE no próprio documento. Programas em dispositivos micro agem melhor a um nível de complexidade mais baixo do XHTML que pode definir o nível de complexidade desde o inicio.
Apesar do HTML, ainda antes do HTML5, ter sido definido como uma aplicação SGML (Standard Generalized Markup Language), uma linguagem de descrição fléxivel, XHTML é uma aplicação XML, uma sub-categoria mais restritiva que o SGML.