WhatsApp é uma aplicação multi-plataformas de comunicação escrita, vídeo e voz. A aplicação começou como uma alternativa ás mensagens de texto (SMS), mas atualmente consegue fazer a partilha de fotografias, vídeos, documentos, criar grupos de conversa com várias pessoas e estabelecer chamadas por voz. O WhatsApp é usado em mais de 180 países e está disponível para praticamente todos os dispositivos móveis que tenham ligação à internet, embora também possa ser utilizado no computador.
O atual logótipo da WhatsApp.
Fundado por Jan Koum e Brian Acton depois de terem trabalhado 20 anos ao serviço da Yahoo, em Fevereiro de 2014 o WhatsApp foi adquirido pelo Facebook por quase 20 mil milhões de dólares, mas continua a funcionar de forma independente. Em 2016 a base de utilizadores da aplicação ultrapassava 1 bilião tornando esta aplicação a mais popular no mundo inteiro. Esta adesão deve-se também em parte ao facto de a aplicação ter deixado de cobrar uma subscrição anual aos utilizadores desde Janeiro de 2016. Isso impedia que os utilizadores sem acesso a conta bancária usassem a aplicação. Jan Koum anunciou nesse mesmo ano que a aplicação estaria sempre livre de publicidade e que traria novas funções de comunicação para empresas e organizações.
Mais de 100 milhões de chamadas são feitas através do WhatsApp todos os dias. Os utilizadores podem personalizar o seu perfil e definir o estado de disponibilidade. Em Maio de 2017 a Comissão Europeia multou o Facebook porque em 2014 não declarou que estava a recolher informação dos utilizadores através do WhatsApp e afirmava que tal era tecnologicamente impossível. Em 2016 a aplicação partilhou informações que depois eram usadas pelo Facebook em acções de marketing. O Facebook reconheceu o erro declarando que não foi intencional e parou de recolher dados do WhatsApp. Em Janeiro de 2018 foi lançada a versão “Business” para pequenas empresas.