SSI (Server Side Include)

SSI (Server Side Include) designa um conjunto de extensões da linguagem HTML que permitem que o servidor Web insira novas informações na Intranet.

O termo SSI (sigla da expressão inglesa Server Side Include) designa um conjunto de extensões da linguagem HTML que permitem que o servidor Web insira novas informações na Intranet.

O Server Side Include é um ficheiro que inclui o código do servidor executável Apache. Por exemplo, uma extensão de ficheiro SHTML é um ficheiro HTML que inclui instruções que precisam ser executadas por um servidor. É importante perceber que o utilizador não precisa mudar o nome dos seus ficheiros para uma extensão .shtml para serem suportados pelo SSI. O utilizador também pode usar o xBitHack na extensão .htaccess para executar qualquer ficheiro que tenha uma permissão de ficheiro executável.

Uma vez que um ficheiro foi renomeado para .shtml ou se o xBitHack está habilitado e o ficheiro é definido como executável para incluir algo a partir do servidor, o utilizador pode adicionar a linha a seguir no ficheiro.

<! – # Echo var = “Date_Local” ->

Se o SSI estiver devidamente habilitado, ao abrir a página da web no navegador, deve exibir a data e a hora local.

Depois de verificar que o SSI funciona então o utilizador pode incluir qualquer ficheiro ao usar um código semelhante ao exemplo abaixo. No exemplo abaixo, está a ser executado um script perl chamado exemplo.pl no diretório cgi-bin.

<! – # Include virtual = “/ cgi-bin / exemplo.pl” ->

Se algo der errado ao tentar executar um ficheiro SSI, o utilizador encontrará uma mensagem a dizer que ocorreu um erro. Esta mensagem de erro é encontrada frequentemente, ou porque o caminho apontando para o ficheiro é errado, ou se o script gerado está com um erro. Para resolver esse problema certifique-se de que o ficheiro incluído existe e se o script pode ser acedido através de uma página web sem erros.

Vantagens do SSI

  • Uma vantagem do uso do SSI é que ele é completamente transparente para o utilizador final. Além disso, uma vez que é executado no lado do servidor, o utilizador pode visualizar a origem do documento sem revelar a sua utilização.
  • Facilidade e custo de desenvolvimento. Há vários casos em que o SSI é uma alternativa viável para o CGI (Common Gateway Interface). Isto é porque eles são mais fáceis e mais rápidos para desenvolver (e para manter), o que pode reduzir o desenvolvimento do código e os custos de manutenção.
  • Há várias informações que muitas vezes estão incluídas em documentos HTML, por necessidade: um aviso de copyright, um link para o nome e e-mail do autor do conteúdo ou o nome da organização. Para sites de grande escala, existe uma grande quantidade de trabalho necessário para inserir essas informações em cada página. Além disso, quando a informação muda, ele torna-se uma tarefa formidável para fazer as alterações correspondentes em cada página, e aumenta a hipótese de erros de introdução, como resultado. Através da utilização do SSI, tais tarefas podem ser facilmente automatizadas e problemas associados podem ser consideravelmente reduzidos.

Aplicações do SSI

O SSI tem uma variedade de aplicações. Elas permitem que os utilizadores criem documentos que forneçam informações geradas dinamicamente. Tal informação pode incluir a data atual, data da última modificação do ficheiro, e o tamanho ou a última modificação de outros ficheiros. No seu uso mais avançado, ele pode fornecer uma interface para scripts CGI e programas / bin / sh, que podem ser usados para fornecer contadores de acesso simples ou banners rotativos.

883 Visualizações 1 Total
883 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.