Sistema Operativo

Conceito de Sistema Operativo

Um sistema operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que, num aparelho eletrónico, gere os dispositivos físicos e recebe instruções do utilizador ou outros aplicativos. Esses aplicativos devem estar adaptados a um sistema de exploração.

A nível informático, nomeadamente no computador, o sistema operativo faz a gestão do processador, das memórias, assim como orienta o funcionamento dos periféricos de entrada, saída e entrada/saída. Este sistema também possui o interface com o utilizador, permitindo a organização e visualização dos elementos em várias janelas, de todo o conteúdo das unidades do disco rígido e de outras unidades de armazenamento.

O sistema operativo divide-se em dois níveis fundamentais:

– O software de sistema, responsável por gerir os recursos de hardware e torná-los acessíveis ao utilizador e aos seus programas de aplicação. Inclui o sistema operativo e outros componentes tais como: utilitários do sistema, controladores de dispositivos, entre outros.

– O software de aplicação, onde é englobado todos os programas de computador que se destinam a efetuar tarefas com interesse para o utilizador, tais como: folhas de cálculos, base de dados, processamento de texto, programas de desenho, etc.

Os sistemas operativos mais conhecidos para computador são o Windows para PC, MAC OS para computadores da Apple, Linux e Ubuntu para PC e servidores, Unix para servidores somente. Nos telemóveis ou smartphones, encontramos os sistemas operativos Android, IOS, Symbian e Windows Phone, entre outros.

O sistema operativo funciona basicamente como interpretador entre o utilizador e o dispositivo informático. Atualmente, o Windows é o sistema mais utilizado nos computadores pessoais a nível mundial.

7594 Visualizações 1 Total
7594 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.