Fedora (Sistema Operativo)

O Sistema Operativo Fedora é open source, ou seja, de código aberto, baseado em Linux. Criado pelo Projeto Fedora e patrocinado pela Red Hat.

O Sistema Operativo Fedora é open source, ou seja, de código aberto, baseado em Linux. Criado pelo Projeto Fedora e patrocinado pela Red Hat.

História do Sistema Operativo Fedora

O Projeto Fedora foi criado em 2003, quando o antigo Red Hat Linux foi descontinuado. Na altura o Red Hat Enterprise Linux deveria ser a única distribuição Linux oficialmente suportada da Red Hat, enquanto que o Fedora seria apenas uma distribuição comunitária.

O seu nome deve a origem ao Fedora Linux, que começou em 2002 pelas mãos de Warren Togami num projeto de graduação na Universidade do Havaí. O seu objetivo era fornecer um único repositório de pacotes de software a ser utilizado em todas as distribuições Linux.

Até à versão 7 do projecto, este era chamado de Fedora Core e possuía todos os pacotes base que eram necessários para a instalação do Sistema Operativo bem como outros pacotes que eram distribuídos juntamente com o DVD de instalação. Os pacotes que foram inicialmente disponibilizados foram todos desenvolvidos pela equipa de programadores do Red Hat.

O Projeto Fedora

Atualmente o Projeto Fedora para além de criar comunidades de software de código aberto, desenvolve também a distribuição Linux Fedora. A sua principal missão é tornar-se líder no ramo de sistemas operativos e software de código aberto.

O Projeto Fedora é conhecido em todo o mundo por ser apoiado por uma comunidade, ainda crescente, de apoiantes avançados e principiantes de todo o mundo que continuam a criar softwares de código aberto inovadores com vista a serem utilizados por todos os utilizadores do Fedora.

Todos os recursos lançados pelo projecto Fedora podem ser facilmente utilizados e incorporados em qualquer outra distribuição Linux. Esta versatilidade torna-o quase como uma fábrica de software de código aberto, o que leva cada vez mais programadores a quererem ter uma participação ativa neste projecto. Um dos grandes pilares do projecto é esta mesma versatilidade, pelo que quando é disponibilizada uma atualização qualquer para um software, a mesma é disponibilizada para todos os sistemas operativos, levando assim a que todos os utilizadores possam desfrutar das versões mais recentes ao mesmo tempo.

714 Visualizações 2 Total
714 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.