Periscope

Noção e utilização particular e empresarial da rede social Periscope

Periscope é um aplicativo de streaming ou transmissão audiovisual que permite aos utilizadores de smartphones partilhar e visualizar transmissões de vídeo ao vivo a partir dos seus equipamentos.

 

O Periscope foi desenvolvido por Kayvon Beykpour e Joe Bernstein para sistemas iOS e Android e relançado oficialmente em 2015 pelo Twitter para iOS sob sua própria conta na App Store, sendo que no mesmo ano o Periscope foi lançado também para Android. Em agosto de 2015, quatro meses após o lançamento, o aplicativo atingiu a impressionante soma de 10 milhões de utilizadores.

 

O que é que o Periscope traz de novo?

À primeira vista o Periscope não acrescenta nada de novo, pois qualquer utilizador pode publicar vídeos, mas nesta ferramenta isso é feito ao vivo (basta aceder à aplicação no smartphone). Outra diferença entre este aplicativo de streaming e outros do género está no facto do Periscope oferecer uma troca de comunicação entre os participantes, sendo possível aos utilizadores fornecer feedbacks instantâneos através do envio de mensagens e de “corações”, que funcionam como os “likes” do Facebook.

O Periscope tem duas opções: live e replay, que permitem aos seus utilizadores ver ou guardar os vídeos que mais lhes interessam para reproduzir posteriormente.

No Periscope é como se o utilizador estivesse em vários locais ao mesmo tempo, partilhando a sua experiência com outras pessoas e vivendo as experiencias de outras pessoas como suas.

Desde que foi comprada pelo Twitter, que esta plataforma tem ganho ainda mais espaço entre particulares e empresas do mundo inteiro porque possibilita uma relação pessoal ainda mais próxima com outras pessoas, nomeadamente clientes, com acesso real aos momentos que importam: desde situações pessoais aos grandes anúncios e até eventos patrocinados por uma instituição.

 

Como usar o Periscope?

 

  • Criar uma conta. Em primeiro lugar deve-se fazer download do aplicativo e criar uma conta: é preciso colocar um nome completo e um nome de utilizador e depois de criada a conta pode-se começar a personalizar o perfil com uma descrição e fotografias.

 

  • Seguir pessoas. No ecrã inicial do Periscope, pode-se começar a seguir pessoas, por exemplo seguindo as sugestões do Periscope relativas a pessoas que já têm conta e que possivelmente o utilizador em causa conhece ou simplesmente utilizadores com perfis mais populares. Para os seguir basta clicar no botão da pessoa em causa, com o símbolo “+” (será exibida uma confirmação).

 

  • Procurar por nome de utilizador. Se a pessoa sabe quem deseja seguir, só tem de clicar no botão da lupa nas sugestões de perfis, no topo do ecrã, escrever o nome do utilizador que deseja seguir e aguardar que o Periscope mostre a pessoa com o nickname escrito na frente (e mostre também outros utilizadores com um nome parecido). Se encontrou quem procura, o utilizador deve clicar em “seguir”. O Periscope indicará que está a seguir esse utilizador e será então notificado cada vez que ele começar uma transmissão.

 

  • Encontrar transmissões próximas. Na barra superior, o utilizador pode clicar sobre no botão globo para que o Periscope exiba um mapa com as transmissões em todo o mundo. Depois é só fazer zoom no local que deseja e tocar no ponto vermelho para que o nome do utilizador e o título da transmissão sejam exibidos. A seguir, clicar na barra inferior para começar a ver o conteúdo.

 

  • Começar uma transmissão. No ecrã inicial do Periscope existe um botão vermelho em que basta clicar para começar a configurar uma transmissão. Pode-se escolher entre a opção “público” (todos veem) ou “privado” (o utilizador escolhe quem pode assistir à transmissão). Após escolher a opção que mais lhe agrada, basta escrever um título para a transmissão para que outros utilizadores identifiquem o que está a mostrar. Por baixo desse título serão exibidas três opções: ativar localização, permitir que apenas os seus seguidores comentem e publicar no perfil do Twitter. O utilizador deve escolher a ou as opções que pretende e clicar em “iniciar transmissão”. O Periscope informará que está ao vivo e a partir desse momento, este aplicativo de streaming exibirá o número de pessoas online, mensagens enviadas, likes, prints, etc. Para alternar entre a câmara frontal e traseira, basta arrastar o dedo para baixo e tocar no botão de camara que aparece ou realizar o mesmo movimento para baixo duas vezes. Para fechar o streaming, é só clicar em “encerrar transmissão”. O aplicativo vai mostrar o número de pessoas que viram o conteúdo, entre outras estatísticas.

 

Como usar o Periscope num negócio?

Para usar o Periscope numa vertente empresarial é necessário, em primeiro lugar, possuir bons conhecimentos sobre o público-alvo para fazer as primeiras transmissões.

O Periscope trabalha com vídeos, mas a sua proposta não é a de seguir um guião para elaborar um vídeo perfeito tecnicamente. O Periscope divulga vídeos em tempo real, como realmente são, por isso para transmitir nesta rede a empresa tem de publicar imagens sem grande tratamento. Ainda assim ou talvez por isso mesmo, o Periscope já está a ser amplamente utilizado no Marketing Digital de muitas empresas. Mas, tal como outra rede social, a presença no Periscope requer um plano com objetivos bem definidos antes de se começar a filmar. Depois de o elaborar (ou em simultâneo) é necessário perceber como e quando usar o Periscope:

 

  • Lançamento de novos produtos ou serviços

Uma empresa pode aproveitar as potencialidades do Periscope para criar uma expectativa de lançamento em relação a um novo produto ou serviço e apresentar em primeira mão os testes com esse produto, ensaios de produção, funcionalidades, etc. Pode filmar o seu produto na linha de produção ou a ser colocado na prateleira da loja, por exemplo. Esta é uma forma de suscitar o interesse, despertar o desejo e ainda avaliar a perceção dos seus clientes em relação ao que tem para oferecer.

 

  • Lançamento de novas funcionalidades de um produto ou serviço

O Periscope pode ser usado para lançar novos recursos de um produto ou novas competências de um serviço que os seus clientes já conhecem. Mais uma vez é a hipótese de a empresa criar alguma expetativa: pode filmar um novo recurso de um serviço ou o protótipo de uma versão melhorada, por exemplo.

 

  • Esclarecimento de dúvidas

Este aplicativo de streaming é muito útil como ferramenta de perguntas e respostas ao vivo, esclarecendo as dúvidas dos consumidores sem recorrer a uma chamada telefónica, envio de email ou preenchimento de um formulário.

 

  • Exemplificação sobre como usar determinado produto/serviço

Pode-se aproveitar o Periscope para mostrar através de um vídeo curto como usar determinado produto, e se possível, permitir que os utilizadores tirem dúvidas ao vivo, uma vantagem que outras redes sociais, como o YouTube, não oferecem.

 

  • Feedback

Como outras redes sociais, o Periscope é uma excelente forma de receber respostas dos consumidores só que aqui esse feedback é em tempo real e em primeira mão. E as sugestões e ideias que uma empresa pode recolher destes vídeos poderão melhorar algumas áreas, nomeadamente: produção, implementação, marketing e vendas.

 

  • Mostrar os bastidores da empresa

Pode-se usar o Periscope para mostrar algumas áreas de uma empresa: partilhar momentos de produção, demonstrações de produtos ou serviços, excertos de reuniões, visitas pelos diferentes departamentos da empresa, depoimentos dos administradores e funcionários, presença em feiras e outros eventos… Os consumidores gostam de conhecer melhor as empresas às quais estão ligados de alguma forma. Alimentar essa necessidade de forma estratégica é uma excelente maneira de garantir que essas pessoas se mantém ligadas ao negócio, aumentando a probabilidade de se tornarem clientes e, principalmente, clientes fiéis.

 

  • Oferecer conteúdo exclusivo

Se os seguidores no Periscope perceberem que têm conteúdos exclusivos, só para eles, sentem-se especiais por estarem em contato direto com uma empresa. Por isso, as empresas podem providenciar pequenas notícias de última hora, promoções e descontos especiais para quem as acompanha.

 

  • Fazer com que o conteúdo seja partilhado

A partilha de conteúdos é fundamental para expandir uma mensagem, para chegar a mais pessoas, para aumentar o volume de vendas. Se os utilizadores visionarem e partilharem os vídeos de uma empresa, esta consegue atrair um número ainda maior de prospects preparados para ver os seus próximos vídeos.

457 Visualizações 1 Total
457 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.