IRC

O termo IRC (sigla da expressão inglesa Internet Relay Chat), designa um serviço da Internet que permite a várias pessoas conversar em tempo real.

O termo IRC (sigla da expressão inglesa Internet Relay Chat), designa um serviço da Internet que permite a várias pessoas conversar em tempo real.

IRC é um serviço que permite que as pessoas consigam conversar uns com os outros online. Criado por Jarkko Oikarinen em 1988, o IRC foi um dos primeiros sistemas de chat (conversação) que permitia que mais de dois utilizadores pudessem participar de uma discussão. Ele opera com um modelo cliente / servidor onde os utilizadores usam um programa cliente para conectarem-se a um servidor IRC. Os clientes do IRC mais populares incluem o mIRC para o Windows e Textual para o OS X. Vários clientes baseados na Internet também estão disponíveis, e incluem o KiwiIRC e o Mibbit.

A fim de participar numa conversa IRC, o utilizador deve escolher um nome de utilizador e um canal. O nome de utilizador, também chamado de handle, pode ser o que quiser. Pode incluir letras e números, mas não espaços. Um canal é um grupo de Chat específico dentro de uma rede IRC onde os utilizadores podem conversar entre si. Algumas redes publicam listas de canais disponíveis, enquanto outras exigem que o utilizador insira manualmente os nomes dos canais, a fim de se juntar a eles. Os canais começam sempre com um hashtag seguido por um nome que representa o seu tema de chat pretendido, como por exemplo, #teenchat, #politica, ou #desporto. Alguns canais de IRC requerem uma senha, enquanto outros são abertos ao público.

Quando o utilizador entra num canal, a janela de conversação começará a mostrar mensagens que as pessoas estão a escrever. O utilizador pode participar da conversa, e escrever as suas próprias mensagens. Enquanto os membros do canal podem escrever o que quiserem, os canais populares são muitas vezes moderados. Isso significa que os operadores humanos ou bots automatizados podem expulsar as pessoas do canal e até mesmo banir os utilizadores que postem comentários ofensivos ou mensagens repetidas com spam no canal.

Enquanto o IRC foi concebido como um serviço de chat público, ele suporta outras características, tais como a transferência de mensagens e ficheiros particulares. Por exemplo, o utilizador pode usar um comando IRC (que normalmente começa com uma barra /) para solicitar uma sessão de chat particular com outro utilizador. Então, o utilizador pode usar um outro comando IRC para enviar ao utilizador um ficheiro do seu sistema local.

Abaixo está uma lista de alguns dos comandos de IRC que podem ser usados enquanto estiver conectado a um servidor de IRC. Embora a maioria desses comandos irão funcionar com a maioria dos clientes e servidores de IRC, alguns comandos podem ser inválidos.

Comando Explicação
/away (mensagem) Deixa uma mensagem a explicar aos outros porque o utilizador saiu.
/clear Limpa o texto da janela atual.
/clearall Limpa todo o texto de todas as janelas abertas.
/dcc chat (username) Abre uma janela de chat com o nome de utilizador que ele especifique.
/help Abre uma lista de todos os comandos ou a janela de ajuda.
/ignore (on/off) (username) Permite ignorar ou não ignorar um utilzador.
/ignore (+/-) (username) Uma alternativa para ignorar ou não ignorar um utilizador.
/join (#channel) Junta-se a um grupo de chat particular, e abre o chat numa nova janela.
/me (texto da ação) Permite fazer ações diferentes que mostram o texto numa cor diferente.
/Msg (username) (mensagem) Envia uma mensagem para um utilizador da sua escolha, sem ninguém conseguir vê-la.
/nick (username) Muda o nome de utilizador.
/part (canal) Deixa o canal especificado.
/ping (username) Faz o ping do utilizador especificado que informa o quão longe eles estão em segundos, então se ele retorna 10 segundos, levaria 10 segundos para que o utilizador consiga ver a sua mensagem.
/ping (canal) Faz o ping de todos os utilizadores num canal específico.
/query (username) (mensagem) Abre uma nova janela de chat para este utilizador e, em seguida, envia uma mensagem privada.
/whois (username) Mostra informações sobre o utilizador específico.
/whowas (username) Mostra informações sobre um utilizador específico que esteve conectado mais cedo.

Hoje, muitas pessoas ainda usam o IRC, mas os sites e aplicativos de redes sociais são muito mais populares.

391 Visualizações 1 Total
391 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.