Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Biografia de Bill Gates
William H. Gates III, nasceu em Seattle, Washington. O segundo de três filhos, entre ele um irmão mais velho e uma irmã mais nova. O seu pai era um advogado bem sucedido, e esperava-se que o jovem Bill iria seguir os passos do pai. Ele era um estudante talentoso, bom a todas as disciplinas, mas mostrou uma aptidão especial para a matemática. Quando ele tinha treze anos, os seus pais acreditavam que ele não estava a ser desafiado na sua escola pública e matricularam-no na escola privada de Lakeside que era muito exigente. A escola adquiriu um computador e o jovem Bill Gates ficou imediatamente fascinado. Ele e um pequeno grupo de amigos, incluindo o seu futuro parceiro de negócios Paul Allen, aproveitaram cada oportunidade para explorarem as possibilidades da nova tecnologia. Eles aprenderam sozinhos os conceitos básicos de programação de computadores. Bill Gates e seus amigos, rapidamente, estavam a trabalhar a tempo parcial e nos verões, a escrever programas de computador para grandes empresas ao redor de Seattle. Apesar de todos serem precocemente programadores talentosos, tornou-se evidente que Gates também tinha um talento único para os negócios, e ele rapidamente emergiu como o líder do grupo. Bill Gates e Paul Allen, seguiam de perto os acontecimentos na indústria informática e previram que o desenvolvimento dos microprocessadores levaria à criação do computador pessoal compacto e acessível, que um dia iria suplantar os sistemas de mainframe volumosos utilizados no mundo dos negócios e da indústria.
Enquanto isso, Bill Gates, continuou a destacar-se nos seus estudos e seguiu os desejos dos seus pais, indo para Harvard. Paul Allen mudou-se para Boston para trabalhar para a Honeywell e continuar a sua colaboração. Os dois ficaram galvanizados por uma capa na revista Popular Electonics, promovendo o Altair 8800, um microcomputador barato produzido por uma companhia chamada MITS em Albuquerque, New Mexico. Gates e Allen viram isso como o início de uma nova indústria. Ninguém tinha desenvolvido software para o Altair, e os jovens programadores viram uma oportunidade única. Eles adaptaram o BASIC, linguagem de computador, para correr no novo dispositivo. Com a força de tal proeza de programação, conseguiram um contrato de desenvolvimento de software com a MITS. Com oportunidades de negócios irresistíveis, Bill Gates deixou Harvard no início do seu primeiro ano para dar o salto para o mundo dos negócios. Junto com Paul Allen, ele mudou-se para o Novo México, no final de 1975 para produzir software para a MITS. No ano seguinte, eles começaram a sua própria empresa, a Microsoft.
Após a MITS ter sido vendida, Gates mudou a sede da Microsoft para Bellevue, Washington, perto da sua cidade natal, Seattle, que se transformou no centro de indústria de software de computador. O Altair, juntamente com os computadores pessoais produzidos pela Atari, Commodore, e outros pioneiros do setor tiveram a sua popularidade.
A empresa dominante na indústria informática, IBM, tinha resistido por muito tempo ao conceito de computador pessoal, porque os sistemas de mainframe eram o coração do seu negócio. Quando a IBM finalmente decidiu fazer a mudança para a fabricação de computadores pessoais em 1980, escolheram Gates e Allen para produzir um sistema operativo. Gates comprou um programa já existente, o QDOS, e adaptou-o para o hardware IBM. Nomeou o seu programa Microsoft Disk Operating System, ou MS-DOS. No seu contrato com a IBM, Bill gates teve o cuidado de manter o direito de licenciar o MS-DOS para outros fabricantes de hardware. Esta pode ter sido a decisão mais importante na história dos negócios. Quando o PC IBM tornou-se um sucesso, outros fabricantes de hardware correram para criar computadores pessoais baseados em DOS mais baratos. O sistema operativo da Microsoft tornou-se o padrão universal. O uso do computador pessoal explodiu em todo o mundo. O único concorrente digno de nota em sistemas operativos de computadores pessoais, a Apple, tinha tomado a decisão oposta. O sistema operativo Macintosh só poderia ser executado em computadores Macintosh da Apple, e a Apple nunca ganhou mais do que uma fração do mercado de computadores de mesa em todo o mundo.
Uma vantagem da Apple era a facilidade do uso da interface gráfica de utilizador mas a Microsoft rapidamente introduziu o Windows, uma interface gráfica baseada em DOS. Como a maioria dos computadores pessoais do mundo estavam a usar o MS-DOS e Windows, Gates tinha um mercado perfeito para os programas compatíveis com esses sistemas. Dentro de alguns anos os programas da Microsoft tornaram-se líderes nas suas respetivas categorias: Microsoft Word para processamento de texto, Microsoft Excel para criar folhas de cálculo, Microsoft PowerPoint para criar apresentações gráficas, e do Microsoft Internet Explorer para navegar na Internet.
O computador pessoal, e software Microsoft, revolucionou o mundo do trabalho e recreação. A Microsoft tornou-se uma enorme corporação internacional, e em 1995, o seu presidente, CEO e maior acionista, Bill Gates, era o homem mais rico do mundo, um título que ele manteve quase todos os anos desde então.