Flash é um software de edição muito conhecido desenvolvido pela Macromedia, é utilizado para criar gráficos vetoriais, animações, jogos e aplicações para web e mobile. Com recurso ao grafismo vetorial podem ser criados programas com interfaces de navegação, ilustrações gráficas e interatividade simples, inseridos num formato de ficheiro redimensionável que pode ser visualizado em praticamente todos os dispositivos.
O Flash é dos softwares mais utilizados para animação 2D.
Este formato está presente em praticamente todos os websites em parte pela sua velocidade, as animações baseadas em vetores podem se adaptar a diferentes resoluções e tamanhos enquanto são reproduzidas automaticamente, e pela forma eficaz na renderização do grafismo. Os ficheiros em Flash são compactos, eficientes e desenhados para otimização sistemática.
Este software permite aos Web designers importar grafismo em diversos formatos para criar animações e efeitos especiais, adicionando som e interatividade. O conteúdo é finalizado no formato de extensão .SFW (sigla para Shockwave Flash).
Flash é conhecido por ser um dos mais acessíveis plug-in da internet. Os internautas precisam de fazer o download do Flash Player para conseguirem visualizar o conteúdo. Os vídeos do Youtube, por exemplo, são embutidos neste formato para serem reproduzidos de forma mais célere e estável em qualquer browser.
Com as novas versões o Flash foi se tornando cada vez mais acessível de alterar e programar, chegando a fazer frente ao próprio formato HTML na construção de web sites interativos e lojas online. Os vídeos em Flash carregam mais depressa por ser baseado em vetores colocando os videos na cache para não terem de ser recarregados e dando aos utilizadores uma experiência mais responsiva. Este é dos formatos mais utilizados para fazer streaming de vídeo, publicidade e conteúdo interativo inserido em páginas web estáticas.