A expressão Eprocurement significa um processo corporativo de compras pela Internet, a partir de um portal próprio para fornecedores credenciados, ou solicitação de cotação a fornecedores integrantes de um e-marketplace.
O E-procurement normalmente descreve compras business to business que são feitas online ou por alguma rede digital ou plataforma. Esta é uma descrição bastante ampla de muitas transações que acontecem com base em tecnologias modernas e parcerias de negócios e fornecedores.
O termo E-procurement é frequentemente associado a outras condições como a troca de fornecedor e gestão da cadeia de fornecimento. Os sistemas de E-procurement podem envolver um componente da concorrência e análise de preços. Uma maneira de entender o E-procurement convencional é que é diferente do E-commerce, onde o modelo dominante envolve carrinhos de compras e interfaces Web de fácil utilização. Com o E-procurement, a interface é, mais frequentemente, configurada de uma maneira que facilita as transações comerciais, com um faturamento especializado, ordens de compra, transporte e ferramentas de pagamento. Os sistemas de e-procurement também diferem consoante tratem-se ou não de serem usados no setor público ou privado.
História do Eprocurement
As origens do E-procurement começaram na década de 1980, com o desenvolvimento do intercâmbio eletrónico de dados (EDI). Este desenvolvimento, agora antiga pelos padrões de hoje, foi inovador para a época. O EDI permitiu que os clientes e fornecedores pudessem enviar e receber encomendas (e faturas), ao utilizar as redes.
Na década de 1990, a tecnologia, foi melhorada e as empresas de software começaram a desenvolver catálogos eletrónicos especificamente para uso dos vendedores. Com o software do E-procurement, tornou-se um amálgama dos dois: uma plataforma para envio e receção de encomendas (bem como outras despesas inumeráveis, tais como viagens) e vários catálogos.
Os benefícios
O E-procurement melhora as relações com o cliente / fornecedor e fortalece os processos de negócios internos. Abaixo, está uma lista muito detalhada de benefícios do E-procurement.
Alguns exemplos:
- O processamento automático e leilão de encomendas (OP eletrónico, etc.) e de dados e documentos comerciais associados, aumentando assim, a velocidade e certeza de fazer negócios a um custo total inferior.
- Melhorou o fluxo de trabalho do processo de aquisição interna, isso permite a descentralização e o self-service do utilizador final, com o controlo através de catálogos específicos da empresa.
- Novas funcionalidades, como o e-request de cotação e de licitação online em leilões.
- A conectividade com redes de alimentação externa e da entrega de informações em tempo real.
- Melhoria dos mecanismos da cadeia de entrega, e levou a benefícios mútuos para todos ao usar o software de E-procurement.
- Conhecimento do seu processo de compra. O software de E-procurement vai dar ao utilizador a visibilidade que ele quer na sua despesa. O software de dados que o E-procurement dá é absolutamente crítico.
A escolha
Nem todas as opções de software de E-procurement foram criadas de igual forma. Existem algumas opções de e-procurement, em que umas têm muitos recursos e são voltados para grandes corporações, enquanto outras são mais leves em características e comercializadas para as empresas de pequeno e médio porte.
Antes de iniciar um e-procurement o utilizador deve saber (e, por extensão, a sua organização) as suas necessidades, como por exemplo:
- Concordar com objetivos claros com administração avançada.
- Definir a cadeia de valor e, em seguida, os processos de negócios e de aquisições importantes, incluindo aqueles que irão beneficiar do E-purchasing.
- Definir o sistema de computador aplicável, aplicativos e as base de dados envolvidas.
- Examinar cuidadosamente as questões de segurança (possível corrupção de dados, hacking etc.).
Nem tudo se aplica a todas as organizações interessadas em software de E-procurement. Podem sempre adaptar o E-procurement para atender às necessidades do negócio do utilizador.
O software E-procurement, na maioria dos casos, podem fazer tanto ou tão pouco como o utilizador precisa que ele faça. Se o utilizador precisar do software apenas para criar um OP, ele pode fazer isso. Se o utilizador trabalhar numa grande organização, e se quiser que o software que lida com as despesas de viagem, inventários, ofereça análises em tempo real e faça a receção de todos os bens, o software de E-procurement pode fazer isso também.
O futuro
A tecnologia móvel tem permitido a melhoria do acesso, e partilha a outros níveis pessoais e empresariais. Esta é a transformação de contratos, que permite melhores conexões e colaborações entre os compradores, fornecedores, clientes e outros parceiros comerciais.
A evolução das aplicações baseadas na nuvem torna o E-procurement mais ágil. As soluções baseadas em nuvens de e-procurement removem a infra-estrutura tecnológica complicada e, em muitos casos, elimina os cursos de formação longos.