DLL (Dynamic Link Library)

O termo DLL (sigla da expressão inglesa Dynamic Link Library) designa uma parte de programa reutilizável, usado para programar em Windows.

O termo DLL (sigla da expressão inglesa Dynamic Link Library) designa uma parte de programa reutilizável, usado para programar em Windows.

Um ficheiro DLL (.dll) contém uma biblioteca de funções e outras informações que podem ser acedidas por um programa do Windows. Quando um programa é executado, os links para os ficheiros .dll necessários são criados. Se uma ligação estática é criada, os ficheiros .dll estão em uso, enquanto o programa está activo. Se um link dinâmico é criado, os ficheiros .dll são usados apenas quando for necessário. Os links dinâmicos ajudam os programas a usar recursos, como a memória e o espaço no disco rígido, de forma mais eficiente.

Os ficheiros DLL também podem ser utilizados por mais do que um programa. Na verdade, eles podem mesmo ser utilizados por vários programas ao mesmo tempo. Alguns DLLs vêm com o sistema operativo Windows, enquanto outros são adicionados quando são instalados novos programas. O utilizador normalmente não deseja abrir um ficheiro .dll diretamente, já que o programa que usa vai carregá-lo automaticamente, se necessário. Embora os nomes dos ficheiros DLL normalmente terminem em .dll, eles também podem terminar em .exe, .drv, .ocx e .fon, apenas para tornar as coisas mais confusas.

O DLL é um módulo de programa partilhado com código ordenado, métodos, funções, enumerações e estruturas que podem ser chamadas dinamicamente por um programa em execução durante o tempo de execução.

Os DLLs foram desenvolvidos pela Microsoft e trabalham apenas com o sistema operativo (SO) Windows.

Os tipos de função definidos pelo DLL são as seguintes:

  • Exportado: Pode ser chamado por outro módulo, bem como pelas suas DLLs definidas
  • Interno: só pode ser chamado a partir das suas DLLs definidas

Os DLLs ajudam a conservar a memória do sistema. Eles não são carregados na RAM até que eles sejam necessários e, assim, ajudar a reduzir a sobrecarga de memória. As aplicações que requerem dados DLL, recebem-lo conforme necessário, o que também ajuda a gerir a memória.
Quando as funções DLL mudam, não é necessário recompilar ou vincular novamente o aplicativo e usar a DLL, desde que as convenções de chamada, argumentos da função e valores do retorno permanecem os mesmos.

502 Visualizações 1 Total
502 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.