O D-Pad (sigla para Directional Pad) é uma forma de controlo direcional implementado pela primeira vez no controlador da consola Famicom, conhecida na Europa como Nintendo Entertainment System. Inclui quatro direções distintas referidas como cima, baixo, esquerda e direita. A direção pressionada fará com que o objeto no ecrã se mova na direção correspondente. No caso do jogo Super Mario Bros. por exemplo o personagem Mario avança para a direita quando o jogador pressiona a direita no D-Pad.
O botão direcional, vulgo “D-Pad”, é praticamente um ícone dos videojogos.
Embora tenha como percursor alguns controladores de máquinas arcade, foi o formato em “cruz” desenvolvido em 1982 por Gunpei Yokoi para o jogo Donkey Kong da Nintendo que popularizou o formato conhecido até hoje. O design foi provou ser popular quando implementado na linha de jogos eletrónicos Game & Watch. Este design em particular foi patenteado e ganhou um prémio de inovação em engenharia tecnológica.
O D-Pad está presente também numa série de dispositivos que utilizem menus de navegação. Embora o seu uso seja normalmente associado aos controladores de sistemas de videojogos, outros equipamentos também fazem uso do D-Pad. Os telemóveis não táteis utilizam por vezes um D-Pad central, muitas vezes com um botão adicional no centro das quatro direções para navegação nos menus. Os comandos de TV também recorrem ao mesmo tipo de controlo. Pode acontecer que o D-Pad não faça uso de quatro, mas apenas três ou duas direções.
Equipamentos mais pequenos de comunicação como PDAs ou sistemas de GPS também incluem controlos direcionais. Algumas calculadores, particularmente as cientificas, usam estes controladores para navegas nas múltiplas linhas de calculo. Em muitos controladores para computador os botões direcionais podem ser programados para outras funções inclusive trocar as direções, como colocar o botão para cima a reproduzir um movimento direcional para a esquerda.
A maioria dos D-Pad ainda subsistem nos controladores de consolas, embora tenham perdido destaque para o controlador analógico. Nos telemóveis com ecrã táctil, em determinados jogos e aplicativos, é possível encontrar D-Pad digitais que simulam as mesmas funções de controlador direcional.