Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Bot, derivado de robot, é um tipo de software desenhado para automatizar as tarefas que o utilizador comum faria numa situação real. Os bot podem ser usados em diversos tipos de dispositivos e programas. Existem vários tipos de bot conforme a função desempenhada. As tarefas desempenhadas por bots são normalmente simples e repetitivas, mas mais eficazes e rápidas na sua execução do que seria normal numa ação humana comum.
Um bot a comunicar com o utilizar via chat online.
Inteligência artificial
Alguns bots são usados para assegurar serviços online onde o utilizador parece interagir com um funcionário real, mas a comunicação está a ser desempenhada por um robot. Outros bots podem ser implementados em websites de leilões fazendo as licitações de forma automática a pedido do utilizador mesmo que este não esteja presente ou em videojogos onde são utilizados para simular interação e ação dentro do jogo que normalmente os jogadores desempenham. Com o avanço da tecnologia os bots têm vindo a ganhar mais funcionalidades e a cumprir tarefas mais complexas como agendar compromissos de forma automática.
As aplicações de mensagens e ferramentas de chat online usam bots para controlar a fluência das conversas ou para orientar o utilizador. Devido à facilidade com que são programados para tarefas simples e a dificuldade em distinguir um bot de um utilizador humano, os bots tornaram-se muito úteis e até mesmo influenciadores nos diversos segmentos da internet e aplicações móveis.
Os bots já existem há muito tempo, mas com a proliferação dos sistemas de mensagem online e o uso da internet o seu numero aumentou significativamente. O aumento crescente do consumo de tecnologia exige que tudo se processe de forma mais célere, especialmente no serviço de apoio ao utilizador. Os bots são também usados para criar uma sensação de proximidade entre as empresas e os consumidores.
Websites que peçam um registo do utilizador combatem bots indesejados que sobrecarregam os servidores. Através de ficheiros e regras que obrigam a uma verificação adicional que prova ao servidor que o utilizador é real, seja pedindo para adicionar um código no ecrã presente numa imagem ou simplesmente clicando no parâmetro que garante ao website que existiu interação humana. O uso de bots tem tantas razões comerciais como maliciosas, pelo que o combate ao uso inapropriado dos mesmos também é uma realidade.
Os bots podem ser usados para desempenhar comportamentos nocivos como roubar endereços de email, sobrecarregar websites, espalhar vírus ou simular aumento de tráfico como cliques adicionais ou visualizações em páginas e vídeos. Uma popular forma de combate aos bots maliciosos é o uso de um CAPTCHA, um teste que permite ao site distinguir um bot de um utilizador humano, embora o seu desempenho não dê garantias totais de sucesso.