Back Plane

A expressão Back Plane designa uma placa ou estrutura de circuitos que suporta outras placas de circuitos e dispositivos.

A expressão Back Plane designa uma placa ou estrutura de circuitos que suporta outras placas de circuitos, dispositivos e as interconexões entre os dispositivos, e fornece força e sinais de dados aos dispositivos suportados. Este sistema é semelhante à motherboard de um computador pessoal e, por vezes, um termo utilizado para descrever de forma inadequada a placa mãe do computador. A back plane é uma placa de circuito impresso que contém conectores (entradas) para as placas de expansão e permite a comunicação entre todas as placas conectadas.

Um exemplo de um back plane usado com os computadores antigos era a NLX, que tinha conexões para as placas de expansão e uma placa mãe. Outro lugar que podemos encontrar esse sistema é num router de uma rede corporativa, que permite o uso de placas de expansão e módulos que permitem reforçar a comunicação.

Existem dois tipos de sistemas de back plane. Um back plane ativo e um back plane passivo. No ativo o painel traseiro contém os slots, bem como os circuitos necessários para gerir e controlar toda a comunicação entre os slots. No entanto, no passivo tem apenas os conectores do barramento e muito pouco ou nenhum circuito adicional. Num sistema passivo toda a comunicação é feita por uma ou mais placas de expansão que foram conectadas ao back plane.

Antes da invenção dos micro processadores, os computadores foram construídos em mainframes com um painel traseiro que tinha slots para conectar os componentes. O back plane, geralmente, residia contra a parte traseira do computador. Esse sistema é, geralmente, melhor que usar cabos, porque é mais fiável e não precisa de ser dobrado como o fazem cada vez que uma placa é adicionada a um slot de expansão. Eventualmente, os cabos acabam por desgastar-se devido à flexão contínua. O tempo de vida da placa está correlacionada com a longevidade dos seus conectores. Os Back planes também são utilizados em dispositivos de armazenamento para os servidores. Os dispositivos de armazenamento hot-swap podem ser removidos e substituídos sem desligar o sistema.

587 Visualizações 1 Total
587 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.