Define-se uma substância como sendo qualquer espécie de matéria formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas.
Uma substância é caracterizada por possuir propriedades bem definidas, não existindo duas substâncias que apresentem todas as propriedades exatamente iguais.
Como exemplos de substâncias tem-se a água destilada, o álcool etílico, o oxigénio, o ferro, a água oxigenada, entre muitas outras.
No entanto, existem diferenças entre estas substâncias. Uma das diferenças é, por exemplo, se a água oxigenada for submetida à luz ou ao calor, esta irá sofrer uma reação de decomposição que vai dar origem a água e a oxigénio.
Esta reação pode ser esquematizada da seguinte forma:
Peróxido de Hidrogénio → Água + Oxigénio
De forma análoga, se o bicarbonato de sódio for aquecido, este liberta vapor de água, dióxido de carbono e carbonato de sódio.
Tem-se, portanto:
Bicarbonato de Sódio → Água + Dióxido de Carbono + Carbonato de Sódio
Por outro lado, por exemplo, o oxigénio mesmo que se aqueça ou mesmo se este for submetido a algum tipo de energia muito elevada, não se irá decompor de maneira nenhuma, pois continuará a ser oxigénio.
Deste modo, conclui-se então que existem dois tipos de substâncias distintas, sendo elas: Substâncias Simples e Substâncias Compostas.
As substâncias simples são formadas por átomos de um mesmo elemento químico e, como tal, não podem ser decompostas em outras substâncias.
Como exemplos de substâncias simples tem-se o hidrogénio (H2), o oxigénio (O2), o iodo (I2), o cloro (Cl2), o ouro (Au), a prata (Ag), o cobre (Cu), o alumínio (Al), o ferro (Fe), entre muitas outras, pois observa-se facilmente que estas substâncias são formadas por um único tipo de elemento químico.
As substâncias compostas são formadas por átomos ou iões de elementos químicos diferentes. Por sua vez, estas substâncias podem ser decompostas em outras substâncias simples ou compostas.
Pode-se apresentar alguns exemplos de substâncias ditas compostas, como a água (H2O), a água oxigenada (H2O2), o cloreto de sódio (NaCl), o sulfato de cálcio (Ca2SO4), entre muitas outras.
Em suma, uma substância será classificada como simples quando apresentar apenas um tipo de elemento químico na sua estrutura e será denominada composta quando apresentar dois ou mais átomos diferentes na sua molécula.
References:
- Feltre, Ricardo, «Fundamentos da Química», Ed. Moderna, São Paulo, 1990.