Rendimento de uma Reação Química

Conceito de Rendimento de uma Reação Química: O rendimento de uma reação química (ɳ) é o quociente entre a quantidade de matéria de produto que realmente se…

Conceito de Rendimento de uma Reação Química

O rendimento de uma reação química (ɳ) é o quociente entre a quantidade de matéria de produto que realmente se forma e a quantidade de matéria de produto teoricamente prevista com base na estequiometria da reação.

Matematicamente tem-se:

rendimento de uma reação química

Deste modo, pode-se dizer que o “sucesso” de uma reação pode-se avaliar através do cálculo do rendimento da mesma.

Na indústria, o rendimento das reações é sempre inferior a 100%.

Para além das reações incompletas, isto é, reações em que nenhum dos reagentes se esgota, há outros fatores que podem condicionar o rendimento, nomeadamente a existência de reações secundárias, em que se formam produtos diferentes do produto pretendido, bem como a ocorrência de reações muito lentas em que não há tempo para a conversão completa dos reagentes.

Quando uma reação é completa, ou seja, quando um dos reagentes se transforma integralmente ou quase integralmente nos produtos da reação, o seu rendimento aproxima-se muito de 100%.

As reações de combustão, em sistema aberto, são exemplos de reações que mais se aproximam das reações ditas completas.

2539 Visualizações 1 Total
2539 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.