Eletroquímica

Conceito de Eletroquímica: A eletroquímica é um campo científico que trata da relação entre correntes elétricas e reações químicas e da transformação de…

Conceito de Eletroquímica

A eletroquímica é um campo científico que trata da relação entre correntes elétricas e reações químicas e da transformação de energias, em particular, da energia química em energia elétrica e vice-versa. A eletroquímica pode ser entendida como o estudo dos efeitos químicos e elétricos causados por correntes elétricas e reações químicas, respetivamente.

Um dos alvos do estudo e aplicações da eletroquímica são as pilhas. Numa pilha ocorre transformação de energia química em energia elétrica. Uma pilha é um dispositivo no qual uma reação de oxirredução espontânea produz uma corrente elétrica. Os eletrões movem-se em direção ao cátodo (polo positivo), saindo do ânodo que é o polo negativo da pilha, onde ocorre oxidação. Consequentemente, no cátodo (polo positivo da pilha) ocorre redução, isto é, ganho de eletrões.

O processo inverso ocorre na eletrólise, em que energia elétrica é convertida em energia química. É uma reação de oxirredução não espontânea induzida pela passagem de corrente elétrica. Neste caso, a polaridade do cátodo em relação ao ânodo é diferente da pilha. O cátodo da célula eletrolítica é o polo negativo do gerador, onde ocorre a reação de redução. O ânodo é o polo positivo.