Adição (Matemática)

O que é a Adição: Na matemática, a adição é uma das quatro operações fundamentaiAdiçãos da aritmética e que consiste em adicionar dois ou mais números…

O que é a Adição

Na matemática, a adição é uma das quatro operações fundamentaiAdiçãos da aritmética e que consiste em adicionar dois ou mais números (designados por parcelas), produzindo um resultado a que se chama de soma ou total. O seu sinal indicativo ou operador aritmético é o sinal ‘mais’ (+). No exemplo seguinte os números 3 e 6 são as parcelas e 9 é a soma ou total: 3 + 6 = 9.

 

Propriedades da adição

A adição possui algumas propriedades fundamentais, nomeadamente:

Elemento neutro da adição

Na adição o zero é considerado neutro, dado que não tem qualquer efeito na soma. Tal significa que o resultado da adição de um qualquer número x com o zero é sempre o próprio número x.

Exemplo: 7 + 0 = 7

Comutatividade

A propriedade da comutatividade significa que na adição a mudança da ordem das parcelas não altera o resultado da soma.

Exemplo: 3 + 6 = 9 e 6 + 3 = 9

Associação

A propriedade associativa da adição indica que, independentemente da forma com se combinam as parcelas o resultado é sempre o mesmo.

Exemplo: 6 + (3 + 2) = 11 e (6 + 3) + 2 = 11

Fechamento

A propriedade do indica que a soma de dois ou mais números pertencentes ao mesmo conjunto de números reais tem como resultado um número pertencente ao mesmo conjunto. Por exemplo, a adição de dois números racionais tem como resultado um número racional; ou a adição de dois números naturais tem como resultado um número natural.

Exemplo: 4 + 3 = 7 (4, 3 e 7 são todos números naturais)

 

 

101 Visualizações 1 Total
101 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.