Tendência

Conceito de tendência

O termo tendência, utilizado em numerosas situações e contextos, designa um fluxo de crescimento ou decrescimento que ocorre durante um período de tempo mais ou menos alargado. As tendências podem diferir quanto ao horizonte temporal, quanto ao seu alcance e quanto ao seu impacto.

Quando o horizonte temporal é muito longo, o alcance muito alargado e o impacto é muito intenso, uma tendência torna-se extremamente poderosa, sendo capaz de moldar as realidades futuras, sendo designadas por tendências pesadas. Referem-se aos eventos cuja perspetiva de direção está suficientemente consolidada e visível para se admitir sua permanência no período considerado, ou, consistem em movimentos bastante prováveis de um ator ou, de uma variável, dentro do horizonte do estudo. Por exemplo, a tendência de evolução demográfica apresenta todas as características de uma tendência pesada.

Quando a tendência corresponde a uma corrente de mudança em processo de formação, e que por isso ainda é passível de ser alterada, diz-se tendência emergente. Este tipo de tendências não apresentam um padrão definido como no caso das tendências pesadas. As mudanças associadas a tendências emergentes podem aprofundar a tendência pesada, estancar seu comportamento ou torná-la mais complexa ao introduzir uma mudança de direção.

505 Visualizações 1 Total

References:

ALVARENGA, António; CARVALHO, Paulo S. (2007). A Escola Francesa de Prospectiva no contexto dos Futures Studies – Da “Comissão do Ano 2000” Às Ferramentas de Michel Godet (Documento de Trabalho Nº 1/2007), Lisboa, Departamento de Prospectiva e Planeamento do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.

505 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.