Conceito de Spin (ou Momento Angular)
Em física, o termo spin (ou momento angular intrínseco) é utilizado para designar uma propriedade intrínseca das partículas elementares, constituindo um dos quatro números quânticos necessários para definir uma determinada partícula num sistema. Embora inicialmente tenha surgido para descrever um estado de rotação das partículas, o qual originava um campo magnético em torno de si, tal deixou de fazer sentido, sendo hoje encarado como um fenómeno exclusivamente quântico do qual não é possível fazer uma interpretação clássica. Contudo, na falta de um termo mais apropriado para elucidar sobre o conceito de spin, continua a ser utilizado a rotação.
O valor do spin é sempre inteiro (0, 1, 2, …) ou semi-inteiro (-3/2, -1/2, 1/2, 3/2, …) em unidades da constante de Plank dividida por duas vezes pi. As partículas com spin inteiro designam-se por bosões e as partículas com spin semi-inteiro designam-se por fermiões.
Apesar de constituir uma propriedade intrínseca das partículas elementares, outras partículas compostas como os protões ou os neutrões também possuem spin, sendo este calculado pela soma dos spins das partículas elementares que os constituem.