Michio Kaku

Biografia do físico teórico Michio Kaku, assim como o seu percurso e obra de vida…

Michio Kaku – Biografia

Michio Kaku físico teórico americano nascido a 24 de janeiro de 1947, em São José ,na Califórnia, sendo de etnia japonesa. Este professor de física ficou conhecido pelo desenvolvimento da teoria dos campos de corda, um ramo da teoria das cordas, seguindo os passos de Albert Einstein na tentativa de criar uma equação que explicasse todas as leis do Universo. Em algumas das suas teses Michio defende a existência de Universos paralelos.

Além de professor na Faculdade de Nova Iorque, Michio Kaku faz diversas aparições na televisão, na apresentação de alguns dos seus próprios documentários ou como colaborador da CBS (canal de televisão americano), este também escreveu inúmeros best-sellers, sendo conhecido pela sua contribuição para a popularização da ciência.

Vida

O Doutor Michio Kaku nasceu na cidade de São José, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América, a 24 de janeiro de 1947. Os seus pais são de ascendência japonesa/tailandesa, no entanto, ambos nasceram no estado da Califórnia, o que o torna num americano de segunda geração.

A sua formação académica iniciou-se no Liceu de Cubberly em Palo Alto, no estado da Califórnia, tendo sido nessa época que descobriu o gosto pela ciência. Durante uma feira da ciência na escola preparatório, terá construido um pequeno acelerador de partículas, o que lhe valeu uma bolsa de estudos.

Michio Kaku obteve o grau de bacharel na Universidade de Harvard em 1968, tendo-se graduado com honras (summa cum laude), pois ficou em primeiro da sua turma. Mais tarde (1972) obteve o seu doutoramento na Universidade de Berkeley, na Califórnia, após ter trabalhado nos seus laboratórios de radiação.

Ao terminar a sua formação académica, lecionou na Universidade de Princeton, no entanto, foi chamado para servir o exercito americano como membro da infantaria, mas não chegou a combater devido ao final da Guerra do Vietname. Atualmente leciona física teórica na Universidade da Cidade de Nova Iorque (Universidade pública).

Michio vive na cidade de Nova Iorque com a sua esposa Shizue, com quem teve duas filhas.

Obra

Os seus trabalhos, assim como as suas pesquisas centram-se na procura de uma teoria que una todo o conhecimento produzido por Einstein e a física quântica (Teoria de tudo), caminho iniciado pelo próprio Einstein. A sua descrição de uma teoria (teoria dos campos de corda) que complementa a teoria das cordas foi um dos maiores contributos para o avanço da física nessa área.

Além de professor, Michio Kaku tem escrito diversos artigos, na área da gravidade, teoria de cordas, assim como diversos livros de divulgação cientifica que se tornaram bests-sellers a nível mundial, mas também escreveu manuais cuja leitura é recomendada a nível universitário.

Este participou em diversos programas televisivos, como colaborador (explicando conceitos da física), ou como criador de diversos documentários, em particular para canais como o Discovery channel, assim como apresentou alguns programas de radio.

Os seus esforços no campo das ciências físicas valeu-lhe alguns prémios, como por exemplo, o Prémio Memorial Klopsteg em 2008.

Percurso

1947 – Nasceu na cidade de São José

1968 – Obtém a sua graduação na Universidade de Harvard

1968-1970 – Esteve no exército americano

1972 – Obtém o seu doutorado na Universidade de Berkeley

1973 –Lecionou na Universidade de Princeton

1987 – Escreveu “Para além de Einstein”

1994 – Escreveu “Hiperespaço”, seu primeiro best-seller

1998 – Escreveu “Visões”

2008 – Recebeu o Prémio Memorial Klopsteg

2008 – Escreveu “A Física do Impossível”

2018 – Escreveu “O Futuro da Humanidade”

141 Visualizações 1 Total

References:

(2014) Michio Kaku Biography. Biography.com. Consultado em: Março 31, 2019, em https://www.biography.com/people/michio-kaku-21429817

Dr. Michio Kaku. Official site. Consultado em: Março 31, 2019, em http://mkaku.org/home/about/

141 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática