Mascon

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

 Conceito de Mascon

O termo Mascon (do inglês, mass concentration, em português ‘concentração de massa’) designa uma região rochosa ou estrutura geológica constituída por materiais mais densos do que as rochas envolventes. Estas regiões, provocam nos gravímetos uma anomalia gravimétrica positiva. Um dos melhores exemplos é o caso do Havai, onde a grande concentração basáltica das ilhas origina uma força gravítica maior do a topografia do terreno deixaria antever.

O mesmo termo é aplicado não apenas na geografia e geologia, mas também na astronomia e astrofísica para descrever regiões ou estruturas de corpos celestes que com anomalias gravimétricas positivas, isto é, locais onde a força gravitacional é superior ao esperado, nomeadamente em bacias e em grandes depressões topográfias.

Exemplos de bacias de macon na Lua são as bacias de impacto Imbrium, Serenitatis, Crisium e Orientale, todas elas apresentando grandes depressões e simultaneamente grandes anomalias gravitacionais positivas. Em Marte destacam-se as bacias de Argyre, Isidis e Utopia.

515 Visualizações 2 Total
515 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.