Diamagnetismo (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Diamagnetismo: O termo diamagnetismo é utilizado para designar um comportamento característico de determinado tipo de…

Conceito de Diamagnetismo

O termo diamagnetismo é utilizado para designar um comportamento característico de determinado tipo de materiais e que se caracteriza pelo facto de serem ligeiramente Diamagnetismorepelidos por campos magnéticos fortes. Distinguem-se, portanto, dos materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, os quais, pelo contrário, são atraídos pelos campos magnéticos.

Este comportamento dos materiais diamagnéticos é um efeito quântico que se justifica pelo facto de os electrões terem uma tendência para se agruparem em pares com spins (S) orientados em direcções opostas pelo que, cada par tem um spin total nulo; consequentemente, a maior parte dos átomos com número par de electrões tem um spin total nulo originando que o campo de indução magnética induzido seja oposto ao campo externo que conduz a uma repulsão no campo externo.

A maior parte das substâncias são diamagnéticas, como é o caso do cobre, do chumbo (e diversos outros metais), da água, do vidro, do plástico e da maioria dos compostos orgânicos.

3598 Visualizações 1 Total
3598 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.