Antipartícula

Conceito de Antipartícula – Anti-partícula é a designação dada à partícula com a mesma massa e o mesmo spin de uma outra partícula mas com todas as (…)

Conceito de Antipartícula

Anti-partícula é a designação dada à partícula com a mesma massa e o mesmo spin de uma outra partícula mas com todas as restantes cargas (ou números quânticos) tais como a carga eléctrica, o número bariónico e o número leptónico, com valores opostos.

Para cada tipo de fermião existe sempre um anti-fermião: por exemplo, a anti-partícula de um electrão é uma partícula com a mesma massa e o mesmo spin, mas carga eléctrica positiva, chamada positrão. Os bosões também têm anti-partículas, excepto os bosões com cargas de valor zero, como é o caso do fotão e dos bosões compostos por um quark e pelo respectivo anti-quark, casos em que não existe qualquer distinção entre a partícula e a sua anti-partícula.

Assim sendo, dado que para cada partícula existe uma anti-partícula, é possível conceber a ideia de que existam anti-átomos formados por positrões, anti-protões e anti-neutrões e que esses anti-átomos possam possam ligar-se quimicamente entre si formando objectos complexos de antimatéria. A dúvida que subsiste é o porquê de não ser observados no universo estes objectos formados por antimatéria. Se tais objectos existissem certamente se verificariam tremendas emissões de raios gama originados pela aniquilação da matéria e da antimatéria junto à fronteira entre os respectivos domínios.

3271 Visualizações 1 Total
3271 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.