Adiabático

O que significa Adiabático

Na termodinâmica, o termo adiabático representa o processo ou comportamento de um corpo ou de um sistema que, em transformação, se caracteriza pela ausência de troca de energia térmica com o exterior. Desta forma, um sistema adiabático caracteriza-se por estar isolado de quaisquer trocas de calor com a sua vizinhança por uma fronteira designada por fronteira adiabática. Por exemplo, uma parede que isole um determinado espaço em termos de trocas de calor relativamente ao exterior, pode ser considerada como uma fronteira adiabática, enquanto o espaço isolado pela parede se designa por sistema adiabático; aos processos e comportamentos dos elementos presentes no dito espaço isolado é dada a designação de processos adiabáticos.

Este fenómeno ocorre também na atmosfera: neste caso, o termo adiabático designa o processo de arrefecimento ou de aquecimento ocorrido no interior de uma massa de ar, provocado pela contracção ou pela expansão das moléculas de ar durante um movimento vertical ascendente ou descendente.

370 Visualizações 2 Total
370 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.