Conceito de estratégia de pressão (push)
A estratégia de pressão (push), uma das opções estratégicas de comunicação definidas por Philip Kotler, consiste em “empurrar” os produtos pelos canais de distribuição, aliciando cada parte do canal a participar na estratégia. Neste sentido, o produtor promove o produto junto dos grossistas, que depois o promovem junto dos retalhistas e estes, finalmente, promovem o produto junto os consumidores finais.
A estratégia de pressão – push pode ser conseguida através de uma venda mais agressiva, de uma melhor apresentação dos pontos de venda ou de incentivos dentro do canal de distribuição.
Esta é uma estratégia eficaz se as empresas mantiverem uma boa relação com os canais de distribuição e/ou se tiverem em mãos um orçamento reduzido para a promoção do produto.
Uma estratégia alternativa a esta é a estratégia de aspiração (pull). Embora alternativa não é exclusiva pelo que uma combinação de ambas as estratégias é frequente e oferece bons resultados, com a ênfase em cada estratégia a modificar-se à medida que o produto vai completando o seu ciclo de vida.